Publicado em 09/12/2019 às 17:30, Atualizado em 09/12/2019 às 16:54
Serão realizados mutirões de limpeza nos bairros e entrega de panfletos na área central.
Com a proximidade do verão, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O verão, estação mais quente do ano, começa em 21 de dezembro. A campanha se antecipa a data com a finalidade de alertar a população em relação às medidas de prevenção e controle de doenças.
Os trabalhos incluem visitas casa a casa, vistorias em imóveis que se encontram fechados ou abandonados, mutirões de limpeza nos bairros e entrega de panfletos na área central.
No último sábado (7), a equipe de agente de endemias realizou uma ação educativa, com colagem de cartazes em todo o comércio e panfletagem na avenida Moura Andrade.
Conforme informações do secretário Arion Aislan, os agentes já intensificaram as visitas nas casas e estabelecimentos como parte da estratégia para eliminar possíveis criadouros, além de dar orientação e esclarecer dúvidas, de maneira a conscientizar os moradores para que evitem a criação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e da Zika.
No sábado, dia 14 de dezembro, das 7 às 11 horas, as equipes de agentes de endemias, saúde da família e mutirão realizarão um arrastão na Vila Operária, em frente ao ESF do bairro. Outras regiões também devem ser contempladas com mutirões de limpeza. Fiquem atentos para a divulgação das datas e horários da programação no seu bairro.
Para o secretário, o apoio da população continua sendo fundamental para evitar o registro de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito no município.
“Apenas 10 minutos por semana é o tempo suficiente para que uma pessoa olhe todos os possíveis focos do mosquito em casa. A vistoria deve ser feita em caixas d´àgua, vasos de plantas, garrafas, lixo, bandejas de ar-condicionado e geladeiras. Com essas medidas de prevenção é possível evitar a proliferação de doenças”, afirma.
Alguns cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir são:
Tampar caixas d’água, toneis e latões
Manter limpos os bebedouros de animais
Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo
Guardar pneus em lugar abrigado
Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
Não acumular água nos vasos de plantas
Manter a piscina tratada durante todo o ano
Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas.