Publicado em 16/07/2021 às 08:00, Atualizado em 15/07/2021 às 23:02

Nova Andradina apresenta baixo risco para infestação da dengue

Boa classificação do município reflete o resultado das ações empreendidas pelo município na prevenção e controle da dengue.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Relatório divulgado pelo Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) apontou baixo risco de infestação de focos do mosquito transmissor da dengue em Nova Andradina, figurando entre as cidades com menor risco de Mato Grosso do Sul.

O resultado é baseado na amostragem do LIRAa (Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), realizado de 5 a 9 de julho. Neste período o índice registrado é de 0,3, bem abaixo de 1%, considerado satisfatório pelo Ministério e Organização Mundial de Saúde (OMS).

A análise dos dados mostra que 50% dos criadouros identificados nas residências são de tipo “B”, ou seja, pequenos depósitos móveis como recipiente de água para animais domésticos e vasos de plantas, 25% são do tipo “C” de inseríveis (pneus) e 25% “D2” são de lixo.

Para o secretário de saúde, Sérgio Maximiano, a boa classificação do município reflete o resultado das ações empreendidas pelo município na prevenção e controle da dengue.

Merecem destaque os mutirões de limpeza permanentes e as vistorias em residências e imóveis comerciais, onde são retirados frequentemente potenciais depósitos, bloqueio tanto mecânico quanto químico em todos os casos suspeitos informados pelo sistema de saúde municipal, entre outras ações educativas do setor de combate a endemias.

“É também muito importante que a população continue colaborando e trabalhando incessantemente no combate ao mosquito da dengue, principalmente porque mais da metade dos criadouros é encontrada dentro das casas”, ressaltou.

Vale salientar que Nova Andradina não registrou, em 2021, nenhum óbito da doença, apenas 48 notificações no período de janeiro a julho.

Dos 6 bairros visitados durante o levantamento, 3 apresentaram positividade para larvas do mosquito Aedes Aegypti: Centro Educacional, São Vicente e Portal do Parque.

Recolhimento de 24 toneladas de pneus inseríveis

Como parte do trabalho realizado pelo serviço de controle de zoonoses, em especial, ao combate do mosquito transmissão da dengue, o armazenamento correto e a destinação final de pneus descartados é determinação do Governo Municipal realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Todos os meses, mais de 24 toneladas de pneus são retiradas do depósito do CCZ.

Os pneus inservíveis são armazenados no EcoPonto, situado em depósito no CCZ. Os recolhimentos são rotineiros e são feitos através da Reciclanip.

Denúncias

Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, podem ser feitas por meio no CCZ.