Buscar

14/04/2017 às 12:04, Atualizado em 14/04/2017 às 12:43

Ministério da Saúde espera vacinar 750 mil contra a gripe em MS

Estado irá receber 824 mil doses da vacina. Meta é vacinar 90% da população prioritária.

Em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde espera vacinar cerca de 750 mil pessoas na 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que teve início nesta quinta-feira (13). O estado irá receber 824 mil doses da vacina.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.

A novidade deste ano é que os professores passam a fazer parte do público-alvo da campanha.

Em todo o país, cerca de 2,3 milhões de professores das redes pública e privada deverão ser vacinados.

Além deles, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, população prisional, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão e transplantados.

O dia D de mobilização nacional será 13 de maio.

Deverão ser vacinados 54,2 milhões brasileiros até o dia 26 de maio e serão distribuídas, ao todo, 60 milhões de doses da vacina.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados. O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Fonte - G 1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.