Em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde espera vacinar cerca de 750 mil pessoas na 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que teve início nesta quinta-feira (13). O estado irá receber 824 mil doses da vacina.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.
A novidade deste ano é que os professores passam a fazer parte do público-alvo da campanha.
Em todo o país, cerca de 2,3 milhões de professores das redes pública e privada deverão ser vacinados.
Além deles, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, população prisional, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão e transplantados.
O dia D de mobilização nacional será 13 de maio.
Deverão ser vacinados 54,2 milhões brasileiros até o dia 26 de maio e serão distribuídas, ao todo, 60 milhões de doses da vacina.
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados. O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; e evitar locais com aglomeração de pessoas.
Fonte - G 1 MS
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.