Publicado em 26/03/2021 às 08:00, Atualizado em 25/03/2021 às 21:12

Mato Grosso do Sul já tem mais vacinados do que infectados

Apesar da marca positiva, infectologistas afirmam que ainda há muito a ser feito e que prevenção deve ser mantida

Redação,
Cb image default
Divulgação

O número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul ultrapassou o total de contaminados pela doença. Ao longo da pandemia, o Estado já registrou 204.096 confirmações de casos e vacinou 210.811 pessoas com a primeira aplicação em três meses de campanha.

De acordo com a infectologista Mariana Croda, o cenário apresentado indica a proteção apenas para um público específico em um momento de alta circulação viral, ou seja, ainda não causa impacto na situação epidemiológica de Mato Grosso do Sul.

“A chamada imunidade coletiva só é atingida quando um porcentual significativo da população estiver imunizado. Nesse cenário, ainda há muita luta pela frente”, afirma.

A infectologista diz que ainda não há uma estimativa certa da porcentagem de vacinados para que haja um impacto na pandemia, no entanto, estima-se que seja necessário vacinar cerca de 60% a 70% da população.

“E só então haverá controle da epidemia e a doença se tornará endêmica, com poucos casos e sem pressão dos sistemas de saúde”.

A infectologista destaca que, mesmo com a vacinação, é muito importante continuar seguindo as medidas de biossegurança e restrições até que a taxa de imunizados esteja mais elevada. “E isso vai continuar por tempo indeterminado ainda”, analisa.

Muito a se fazer

Segundo a infectologista Ana Lúcia Lyrio, o número ainda não tem muita relevância para a situação de Mato Grosso do Sul, já que grande parte da população não recebeu o imunizante e apenas a primeira dose não garante proteção contra o vírus.

“Lembrando que a cobertura é somente após a segunda semana da segunda dose. Isso já estamos observando nos profissionais de saúde”.

Lyrio explica que os impactos começarão a surgir a partir do momento em que a imunização atingir uma porcentagem acima de 70% da população, no entanto, o vírus ainda vai continuar circulando. “O primeiro impacto é nos óbitos e internações. Mas a circulação viral ainda se mantém”.

Em um ano de pandemia, Mato Grosso do Sul registrou 204.096 confirmações de infecção por coronavírus. Mesmo antes do fim de março, o número ultrapassou o total de fevereiro com mais de 2 mil casos, chegando em 22.568 notificações – 1.265 ocorreram entre segunda-feira e ontem.

No mesmo período também foram notificadas 41 mortes pelo vírus, totalizando 3.895 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com o Vacinômetro, o Estado já recebeu 420.319 doses desde o dia 18 de janeiro deste ano. Ao longo de três meses, já foram 210.811 aplicações da primeira dose e 83.525 da segunda.

O porcentual de vacinados, aqueles que só receberam a primeira aplicação, está em 7,62% em relação à meta populacional de imunização que é de 90%, ou seja, 2.528.455 sul-mato-grossenses.

Com informações do Correio do Estado