Nesta segunda-feira (22), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou a identificação de nove novos casos da variante
K da Influenza A (H3N2) em Mato Grosso do Sul. Com esses registros, o Estado passa a contabilizar 12 casos confirmados dessa variante.
Os casos são de residentes dos municípios de Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porãe Três Lagoas. Os pacientes têm idades entre 3 meses e 87 anos — incluindo 3 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos, 6 anos, 11 anos, 20 anos, 73 anos, 77 anos, 82 anos e 87 anos.
Segundo o comunicado da SES, Todos os nove novos casos confirmados do subclado K da Influenza A (H3N2) encontram-se em investigação epidemiológica. Para subsidiar a análise, foram solicitadas informações complementares aos respectivos municípios de residência dos pacientes.
A Secretaria também esclarece que a Influenza A (H3N2) é um vírus que já circula regularmente e que pessoas com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave podem estar infectadas por diferentes vírus respiratórios, como Influenza A (H1N1 ou H3N2), Influenza B, covid-19 ou outros agentes. A identificação do subclado ou da variante viral ocorre por meio do sequenciamento genético, realizado no âmbito da vigilância laboratorial.
Os cuidados para se prevenir devem ser mantido como, cuidados respiratórios, a atenção aos sinais e sintomas e a busca por atendimento de saúde em caso de agravamento clínico e que vacinação contra a influenza é a principal estratégia para a prevenção de casos graves e hospitalizações, sobretudo entre os grupos mais vulneráveis.
Mato Grosso do Sul já aplicou 1.103.949 doses do imunizante, segundo o Ministério da Saúde. Desse total, 407.835 doses foram
destinadas às pessoas pertencentes aos grupos prioritários, cuja população-alvo é de 668.371 indivíduos, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 61,02% entre esses grupos.
Para a execução da estratégia, Mato Grosso do Sul recebeu 1.305.860 doses da vacina contra a Influenza, das quais 1.299.280 já foram distribuídas aos municípios, restando um estoque atual de 6.580 doses sob gestão da SES.










Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.