Publicado em 08/11/2023 às 12:00, Atualizado em 08/11/2023 às 10:46

Governo de MS fará repasse de R$ 3,8 milhões a municípios para fortalecer campanha de vacinação

O repasse conforme publicado Diário Oficial são exclusivos para o pagamento de incentivo financeiro aos trabalhadores de saúde das secretarias municipais de saúde

Redação,
Cb image default
Divulgação

Com intuito de fortalecer e expandir ações de imunização, o Governo do Estado vai disponibilizar R$ 3,8 milhões aos municípios como forma de fortalecer ações de vacinação dos municípios.

Por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), instituiu a Campanha de vacinação conforme estabelece o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, a campanha prevê cobrir Escolares, Gestantes e População de Difícil Acesso.

“Ao longo do ano fizemos mais de oito estratégias para resgatar as altas coberturas vacinais e esta vem para fechar com chave de ouro, onde temos uma população de alta vulnerabilidade, uma população que temos a necessidade de vacinação”, explicou a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.

A publicação da resolução foi feita no Diário Oficial desta terça-feira (7) e estabelece que a campanha deve acontecer entre os dias 27 de novembro e 15 de dezembro deste ano, segundo o Jornal Correio do Estado.

Campanha de Multivacinação

A ideia é criar estratégias para expandir o índice de coberturas vacinais, desde vacinas de rotina, assim como as que ocorrem em campanhas específicas, como também para todas as fases da vida.

Recurso

Os municípios que desejam ter acesso ao repasse terão que apresentar um cronograma de cobertura vacinal, até o dia 15 de novembro de 2023. A campanha deve cobrir ações destinada ao público escolar, gestantes e população de difícil acesso. Os municípios receberão o recurso conforme levantamento populacional levantado pelo IBGE.

O planejamento também deve dispor:

Verificação da situação vacinal / Articulação com o Programa Saúde Escola

Estratégias de vacinação para população que vive em assentamentos, comunidades rurais, indígenas, ribeirinhos e quilombolas

Oferta de vacinação para gestantes

Atividades em todos os períodos, incluindo fiais de semana

Vacinação dos povos originários

A vacinação da população indígena deve ser executada com articulação com os Polos Bases, DSEI-MS, quando se tratar de população vivendo em terras indígenas.

Prazo

Os municípios têm até o dia 15 de novembro de 2023 para apresentar o plano de vacinação e estar apto a receber o recurso. O repasse aos municípios será efetuado no mês de novembro de 2023 aos 79 municípios, conforme previsto na resolução.