Publicado em 19/02/2021 às 12:42, Atualizado em 19/02/2021 às 15:36

Frustrado, Geraldo Resende anuncia que MS receberá quantia menor de vacinas do Ministério

O Instituto Butantan informou ao Ministério da Saúde que não será possível entregar o quantitativo programado para fevereiro

Redação,
Cb image default
Divulgação

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta sexta-feira (19), durante live, que Mato Grosso do Sul vai receber poucas doses das vacinas contra a covid-19 neste restante de fevereiro. Frustrado, o gestor informou que o estado receberá menos do que havia previsto após comunicado do Ministério da Saúde.

Ele citou que, na quarta-feira (17), participou da reunião no Fórum de Governadores e o Ministério informou que havia a previsão de que o total de 91.146 doses das vacinas do Instituto Butantan e mais 1.848 da AstraZeneca seriam entregues ao Estado na próxima semana. Porém, ontem a noite, foi informado que esse quantitativo não será mais possível.

“Mas infelizmente, ontem a noite, tivemos mais uma vez, uma notícia que nos frustrou. A expectativa de receber todas as doses no dia 23 de fevereiro é muito menor, já que fomos informados pelo Ministério da Saúde que o quantitativo de doses contratados pelo Butantan, que era de 9,3 milhões será apenas de 2,2 milhões de doses a serem repartidas pelos 27 estados da federação. Ainda levando em consideração o fundo estratégico que repassa 5% das doses para o estado do Amazonas”.

Segundo Geraldo, a partir desse comunicado não há definição de quantas doses chegará a MS. Ele aguarda o novo quantitativo e irá divulgar assim que tiver conhecimento.

Com o menor número de doses, a SES que tinha intenção de vacinar grupos prioritários de ribeirinhos e quilombolas deve reformular.