Publicado em 12/04/2021 às 09:09, Atualizado em 11/04/2021 às 22:12

Estado instala dez leitos de UTI’S no Hospital da Vida, em Dourados

O Governo estadual, por meio da SES, tem ofertado total apoio ao Município de Dourados na área de saúde.

Redação,
Cb image default
Foto: Ricardo Minella

Parceria entre o Governo do Estado, Ministério da Saúde, Prefeitura de Dourados e iniciativa privada possibilitam a instalação de 10 novos leitos de UTI no Hospital da Vida, em Dourados, para atendimento a pacientes graves da Covid-19. Os equipamentos já encontram-se na unidade hospitalar e serão montados ao longo da semana para serem ativados no próximo domingo (18).

Para tanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou, para a Prefeitura, 10 ventiladores pulmonares, 10 monitores multiparamétricos, 10 camas elétricas e 20 bombas de infusão. A ação é resultado de convênio assinado entre (SES) e a Prefeitura de Dourados, com equipamentos doados pela pelas SES, empresa JBS e também alguns repassados pelo Ministério da Saúde.

Com isso, o Hospital da Vida de Dourados passará, dos atuais 10 leitos, para 20 UTI’s Covid, além das 20 UTI’s Geral. Nos demais estabelecimentos hospitalares de Dourados a estrutura é de 10 UTI’s Geral no Hospital Evangélico; além 20 UTI’S Covid e 5 UTI’s Geral no Hospital Universitário da UFGD, totalizando 75 leitos de UTI, incluindo habilitados para Covid-19 e outras patologias.

Segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende o custeio dos novos leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida serão feitos pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Dourados, até que haja habilitação dos mesmos pelo Ministério da Saúde. Cada conveniado vai arcar com 50% dos custos até a publicação de Portaria pelo governo federal.

O secretário comemora a instalação dos novos leitos: “Essa conquista é resultado de grandes esforços que estamos fazendo por meio de parcerias, num momento em que a Covid recrudesce no país, no Estado, e na macrorregião de Dourados, com o aumento constante na taxa de ocupação hospitalar”.

Segundo Resende, além da escassez de vagas, cresce o número de óbitos. “É uma marca que muito nos entristece e que nos faz, além de buscar ampliar o atendimento em todas as regiões do Estado, a repetir exaustivamente o apelo à população para que obedeça as normas de higienização, distanciamento social e fim das aglomerações”.

Apoio

O Governo estadual, por meio da SES, tem ofertado total apoio ao Município de Dourados na área de saúde. No final de março a Secretaria fez o repasse de mais uma parcela de R$ 1,5 milhão de convênio assinado pelo Estado com a Prefeitura, de um total de R$ 6,2 milhões, na condição de apoio emergencial ao Município.

Também foi feita a entrega, na mesma data, de milhares de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) à Prefeitura, constando de 15 mil aventais descartáveis, mil caixas de luvas de procedimento de tamanho PP, 1,3 mil caixas de luvas de tamanho P, 100 caixas de luvas de tamanho M, 500 caixas de tamanho G, 30 mil unidades de gorros, 20 mil unidades de máscaras cirúrgicas triplas, 150 unidades de óculos de segurança (proteção) e 10 caixas com 25 unidades, cada, de face-shields.