Publicado em 18/08/2022 às 06:32, Atualizado em 17/08/2022 às 17:25
Todos os pacientes da doença são do sexo masculino, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde
Mato Grosso do Sul confirmou dois novos casos de varíola dos macacos nesta quarta-feira (17), de acordo com boletim epidemiológico publicado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Tratam-se de dois homens, de Dourados e Aparecida do Taboado, que têm 24 e 31 anos, respectivamente.
Eles estão em isolamento domiciliar, conforme a pasta estadual. Com isso, o Estado possui 12 confirmações da doença provocada pelo vírus monkeypox. Os demais registros são de Campo Grande (8), Dourados e Itaquiraí. Todos são homens e maior parte (50%) tinha entre 20 a 29 anos.
As feridas na pele estiveram presentes em todos os casos. Sintomas como febre súbita (70% dos casos) ou adenomegalia (80%) foram bem frequentes. Lesões na região genital (10%), artralgia (10%), lesão oral (10%) e dor retal (10%) foram menos comuns.
Conforme publicação da SES, o vírus, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, infecta roedores na África e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano.
Até maio de 2022, todos os surtos da doença estavam restritos ao continente africano, mas o vírus se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países, inclusive no Brasil.