Para aqueles que diziam que ‘ninguém mais fala da dengue’ em Mato Grosso do Sul, os números são frios e diretos: a Covid-19 matou, em metade do tempo, quase oito vezes mais que a ‘concorrente’ no Estado. E a situação piora dia a dia.
Até este domingo, foram 292 mortes pela Sars-CoV-2, o novo coronavírus, em MS, contra 39 óbitos pela dengue. Os números da Covid-19 são contados desde março, quando começou a pandemia. Já a doença transmitida pelo Aedes aegypti tem números somados desde o primeiro dia do ano.
A contaminação, por outro lado, é maior na dengue: 66.230 em todos os 79 municípios de MS, contra 21.514 contaminados do novo coronavírus, que ainda poupa duas cidades do Estado.
Pelos dados, confirma-se que a letalidade da Covid-19 supera em muito a da dengue, contra o que dizem os comentadores de redes sociais.
Uma informação importante une as duas doenças: em ambos os casos, morre-se mais pessoas com comorbidades anteriores. No caso da dengue, 24 das 39 vítimas fatais tinham doenças graves; já do novo coronavírus, 208 tinham diabetes ou doenças cardíacas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.