O número de doses de vacinas aplicadas em Campo Grande no ano passado teve aumento de 10,61% em relação a 2016. De janeiro a dezembro de 2017, foram aplicadas 754.218 doses nas unidades de saúde da Capital contra 681.826 do ano anterior.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), esse aumento é consequência da oferta das vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), além do registro obrigatório no prontuário do paciente.
Vale ressaltar que o crescimento está relacionado ao número de doses e não de pessoas vacinadas. Em 2017 foram administradas 548.844 doses das vacinas de rotina do Caléndário Nacional de Vacinação e 205.374 de influenza, enquanto que no período anterior foram aplicadas 481.259 e 200.567, respectivamente.
A aplicação das vacinas obedece ao protocolo do Ministério da Saúde que determina o público alvo e as faixas etárias.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SESAU, Mariah Barros explica que, “a vacinação é extremamente importante, principalmente na primeira infância, para imunizar o organismo das crianças das doenças que são preveníveis por meio de vacina. A chamada imunidade de rebanho ou coletiva determina a resistência deste grupo da população à introdução e disseminação de um agente infeccioso”.
As salas de vacina das 66 UBS/UBSF funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. (Com assessoria)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.