Publicado em 02/11/2024 às 15:30, Atualizado em 02/11/2024 às 10:24

Cooperação mais uma vez viabiliza transporte de órgão para transplante

O órgão a ser transplantado estava em Porto Velho, capital de Rondônia, e foi buscado em uma aeronave Citation II, prefixo PS-EMS, pertencente à frota do Governo de Mato Grosso do Sul

Redação,
Cb image default
Divulgação

A cooperação entre instituições no transporte de órgãos mais uma vez agiu para salvar uma vida nesta sexta-feira, dia 1º de novembro. Dessa vez o trabalho envolveu as secretárias estaduais de Saúde e de Governo, além da Casa Militar e do Hospital do Pênfigo, para atender um paciente de Campo Grande, primeiro na lista de espera para realizar o transplante de fígado.

O órgão a ser transplantado estava em Porto Velho, capital de Rondônia, e foi buscado em uma aeronave Citation II, prefixo PS-EMS, pertencente à frota do Governo de Mato Grosso do Sul, sob a responsabilidade da Casa Militar. O piloto Maurício de Carvalho e o co-piloto Adalberto Rodrigues de Moura também são vinculados ao Governo.

Junto deles uma equipe médica com três integrantes, ambos do Hospital do Pênfigo, participou do transporte. "A saída foi por volta das 6h, conduzindo a equipe médica que obteve sucesso na retirada, acondicionamento e transporte do órgão", explica o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez. O pouso em Porto Velho aconteceu às 9 horas.

Já a decolagem da capital rondoniense aconteceu às 13 horas, com chegada às 16 horas em Campo Grande. Dali, a equipe médica seguiu para o hospital onde foi dada continuidade ao procedimento de transplante de fígado.