Buscar

21/03/2022 às 09:09, Atualizado em 21/03/2022 às 11:11

Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo começa em abril em MS

Quanto a campanha de vacinação contra o Sarampo, a população-alvo será crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias).

Cb image default
Foto: Saul Schramm

A Campanha de Imunização contra a Influenza e o Sarampo começa no próximo dia 4 de abril em Mato Grosso do Sul. Nesta primeira etapa, idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde deverão abrir a campanha de vacinação contra a Influenza que segue até 2 de maio, após esta data, crianças a partir de seis meses de idade a menores de 5 anos entram na segunda fase da campanha. Quanto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, estará disponível para crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é importante a população estar atenta ao calendário vacinal, principalmente da Influenza. “Nesta primeira fase, os idosos e os profissionais de saúde, principalmente aqueles que atuam na linha de frente, precisarão tomar a vacina contra gripe. É importante que os pais levem as crianças para se vacinarem, não só contra a Influenza e o Sarampo, mas contra a Covid-19 também. Então, a partir do dia 4 de abril, procure uma unidade de saúde para se vacinar”.

Segundo a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, a Campanha de Imunização Contra a Influenza 2022 será diferenciada. “Como nós tivemos casos de Influenza no início deste ano, creio que teremos uma boa adesão por parte da população. O Ministério da Saúde ainda não nos mandou a estimativa populacional por município, então, estamos aguardando este informe para saber quantas doses serão encaminhadas para cada um dos 79 municípios do Estado. Creio que nos próximos dias já teremos este informativo disponível”.

Quanto a campanha de vacinação contra o Sarampo, a população-alvo será crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Em Mato Grosso do Sul a população estimada e apta a se vacinar é de 193.440 crianças.

Influenza

A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

Primeira etapa - entre os dias 04/04 e 02/05

idosos com 60 anos ou mais;

trabalhadores da saúde;

Segunda etapa - entre os dias 03/05 e 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.

Crianças

Segundo o Ministério da Saúde, no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.