Buscar

26/11/2021 às 15:02, Atualizado em 26/11/2021 às 15:15

Anvisa recomenda restrições para voos vindos de 6 países da África

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nota técnica, nessta sexta-feira, recomendando que o governo adote medidas de restrição para viajantes e voos vindos de seis países da África em razão da identificação de uma nova variante do novo coronavírus na África do Sul.

Os países citados pela agência são África do Sul, Botsuana, Eswatini (ex-Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Em nota técnica, a Anvisa recomenda a suspensão de todos os voos e da entrada de estrangeiros vindos desses países e quarentena para brasileiros ou residentes legais que tiveram passagem por um desses países nos últimos 14 dias que antecedem a entrada no Brasil.

Por não haver voos diretos desses países para o Brasil, a agência recomenda a restrição de entrada de viajantes dessas áreas também por qualquer outro meio de entrada.

A Anvisa, no entanto, explica que a efetivação das medidas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ou seja, trata-se de uma recomendação por parte do órgão, e o governo federal não é obrigado a segui-la.

Em entrevista à Globonews, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse que o tempo que os ministérios têm para tomarem sua decisão após o recebimento da nova técnica deve ser o "menor possível".

"Deve ser o menor prazo possível. Quando a Anvisa já consolidou as informações já foi um tempo decorrido. Trabalhamos com pressa e agilidade. Esperamos que decisões sejam tomadas o quanto antes, porque está em jogo a saúde do cidadão", afirmou.

Na manhã desta sexta-feira, em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou que não tem intenção de "fechar" aeroportos.

Barra Torres destacou à emissora que a Anvisa não propõe o fechamento do país, mas a abertura de fronteiras com "critérios mínimos de segurança".

A África do Sul, que é o país mais afetado pelo vírus no continente, registrou até agora 22 casos da variante, principalmente em jovens. Em todo o continente africano, apenas 7% dos 1,3 bilhão de habitantes estão totalmente vacinados.

Autoridades globais reagiram com alarme à nova variante. União Europeia e Reino Unido anunciaram controles de fronteira mais rigorosos enquanto cientistas tentam determinar se a mutação é resistente a vacinas. A Índia também proibirá voos da África do Sul e de países vizinhos.

Com informações do UOL.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.