Buscar

02/12/2021 às 09:36, Atualizado em 02/12/2021 às 00:37

Anvisa questiona farmacêuticas se vacinas são eficazes contra variante Ômicron

A partir dos resultados de estudos, será possível avaliar a necessidade de nova versão do imunizante

A Anvisa questionou as fabricantes de vacinas contra a covid-19, nesta quarta-feira (1º), sobre a eficácia e efetividade dos imunizantes frente a nova variante Ômicron.

A agência questionou as empresas sobre os estudos em andamento e disse que exige, para as vacinas autorizadas, que os desenvolvedores monitorem e avaliem o impacto das variantes na eficácia e efetividade dos imunizantes’’, segundo a nota da Anvisa.

Segundo o G1, ofícios foram enviados a Pfizer, Butantan, Fiocruz e Janssen.

A Anvisa ainda reforçou que as vacinas disponíveis atualmente "permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19 e desfechos clínicos graves, incluindo hospitalização e morte".

A Pfizer destacou, em nota, que já começou a avaliar o impacto da nova variante na eficácia da vacina. A expectativa da empresa é que os resultados dos estudos estejam prontos em dezembro. Somente com esses dados, será possível avaliar a necessidade de criar nova versão da vacina.

Ômicron

A variante Ômicron, também chamada de B.1.1529, foi noticiada à Organização Mundial de Saúde em 24 de novembro, pela África do Sul.

A OMS destacou que a variante tem um grande número de mutações, sendo algumas preocupantes, trouxe o site de notícias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.