Publicado em 09/10/2019 às 08:02, Atualizado em 08/10/2019 às 20:18
Para alcançar o resultado final, alunos e professores não tiveram tarefa fácil. O grupo competiu com mais de 12 trabalhos de alunos de Nova Andradina, Taquarussu, Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.
Como forma de reconhecer o resultado alcançado na Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova), o prefeito Jorge Takahashi recepcionou os alunos e professores da escola municipal Anízio Teixeira da Silva premiados pelo evento. O encontro ocorreu na segunda-feira (7), no gabinete do Chefe do Executivo, no Paço Municipal.
Entusiasmados, os alunos Naylla Lopes, Heitor Belasco, Nilsa Rocha, Arthur Belasco, Miguel Ibrahim e Lais Ribeiro apresentaram os projetos de pesquisa inscritos na Fecinova, na categoria Kids, e contaram como foi a experiência de participar pela primeira vez da feira que é referência regional.
Primeiro colocado na categoria Voto Popular, o projeto “O autista no mundo das Ciências: Dinossauros e sua evolução”, foi apresentado pelos alunos Naylla Lopes, Heitor Belasco e Nilsa Rocha, sendo orientado pela professora Talita Centurion e tendo como coorientador o mestrando Anderson Tolotti.
Para alcançar o resultado final, alunos e professores não tiveram tarefa fácil. O grupo competiu com mais de 12 trabalhos de alunos de Nova Andradina, Taquarussu, Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.
Já os alunos Arthur Belasco, Miguel Ibrahim e Lais Ribeiro expuseram o projeto “Jogo de Tabuleiro: O desenvolvimento do senso crítico no exercício da educação ambiental”, sob orientação da professora Talita Centurion e coorientação da mestranda Fabiane Belasco. Trabalho desenvolvido com o objetivo de praticar a Educação Ambiental no contexto escolar, adaptando de forma lúdica e tecnológica, utilizando um tabuleiro desenhado no jogo de minecraft.
Promovido pelo campus de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o evento está na 6ª edição, mas é a primeira vez que abre a exposição de trabalhos de estudantes dos municípios vizinhos. No total, foram 105 trabalhos expostos por escolas públicas e privadas em todos os níveis da educação básica e tecnológica de Nova Andradina e região.
O Chefe do Executivo recebeu a equipe acompanhado dos secretários municipais de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sônia Nantes; e de Governo, Vanda Lúcia, que parabenizou o protagonismo e a criatividade dos alunos e também os professores Talita, Anderson e Fabiane que representaram o município na Fecinova.
“Nossos agradecimentos a vocês alunos e professores por dar visibilidade a Batayporã, pois essa conquista na Fecinova é a prova concreta do trabalho que realizamos em prol da Educação em nosso município. Priorizar a Educação sempre foi nosso compromisso e não mediremos esforços para apoiar e incentivar a participação de nossos estudantes em eventos que despertam a criatividade e fomentam o conhecimento”, afirmou Takahashi.
Na mesma linha, a secretária Sônia Nantes destacou a participação dos estudantes e professores na Fecinova. “É motivo de muito orgulho para nós, porque é a primeira vez que Batayporã participa da feira e um dos projetos ter sido escolhido como o mais popular realmente é emocionante. Alcançamos o nosso objetivo com o engajamento dos alunos, dos professores, mas claro, com o respaldo do prefeito Jorge Takahashi, que sempre tem nos dado para a elaboração de projetos e eventos que têm contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento da educação do nosso município”, destacou.