Publicado em 14/03/2020 às 07:00, Atualizado em 13/03/2020 às 16:31
Uso da tecnologia visa otimizar atendimento aos pacientes e informações na Atenção Primária.
Quando se trata de saúde pública, Batayporã tem avançado. Priorizando o dinamismo no atendimento médico por meio da digitalização, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, implantou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Um momento importante que representa a chegada de um inovador instrumento de trabalho, que sem dúvida irá revolucionar a forma de se relacionar entre os profissionais da saúde do município e a população, principal beneficiada com a implantação do serviço.
A implementação do novo sistema vem atender uma das exigências do Ministério da Saúde através do e-SUS, e permite otimizar o atendimento aos pacientes atendidos na Atenção Básica com acesso rápido ao histórico de doenças, os dados, procedimentos realizados, vacinas, os resultados de exames, tratamentos e até medicação utilizada.
O novo dispositivo começou a ser instalado nessa semana nas unidades e as primeiras impressões dos profissionais em saúde do município e dos pacientes em relação a nova forma de atendimento tem sido positiva.
Para a técnica em enfermagem Elenir Canello, da unidade de Estratégia Saúde da Família “Sebastião Martins de Oliveira”, a implantação do prontuário eletrônico deu uma grande guinada no atendimento cotidiano dos pacientes.
“Já no primeiro dia os pacientes compreenderam a dinâmica do prontuário eletrônico de que não precisa mais fazer chamada, o que vem resultando na eficácia do atendimento. Sem contar que facilitou o trabalho de toda a equipe, e a médica tem agora na tela do computador todo o histórico clínico do usuário, agilizando a consulta”, pontuou a profissional.
Para que o Prontuário Eletrônico fosse implantado com sucesso, a atual Administração Municipal não mediu esforços, dando prioridade através de um sólido investimento para informatizar todas as unidades de saúde e disponibilizar internet para o uso do sistema.
Segundo a Gestora em Saúde, Marcela Leite, os investimentos foram de R$ 74.302,00, provenientes do Fundo Municipal de Saúde.
A Secretária destacou que além de ser um avanço para o Município, a informatização trará mais organização. “Esse sistema representa mais qualidade ao serviço prestado ao paciente nas unidades de saúde. E mais que isso, teremos controle do quantitativo de consultas, acabaremos com a intermediação entre o paciente e a rede da Saúde de Batayporã, e ainda, será possível planejar melhor as políticas de saúde e construir uma gestão baseada em indicadores de resultados”, ratificou.