A questão da saúde pública do município de Batayporã é tratada com prioridade pela atual gestão. Prova disso é que a Secretaria Municipal de Saúde busca ofertar serviços de qualidade, instalações adequadas, aquisição de medicamentos e equipamentos, direcionados as Unidades Básica de Saúde e unidades de Estratégia Saúde da Família, além de constantemente promover capacitação aos profissionais.
Com o objetivo de melhorar o atendimento a população e, sobretudo, otimizar os serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde, médicos, enfermeiros, odontólogos, Agentes Comunitários de Saúde e recepcionistas passaram por uma nova capacitação.
O alinhamento do planejamento e da organização dos processos das equipes que trabalham na Atenção Primária pautaram os encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde realizados nesta semana.
“Qualificação do Serviço” e “Humanização e acolhimento para o cuidado integral” foram os temas abordados para as recepcionistas das unidades de saúde, realizado na terça-feira (4).
O ponto alto da capacitação foi a palestra com o enfermeiro pós graduado em enfermagem obstetra Ramão Antônio Vargas, coordenador e responsável técnico do Centro de Parto Normal do Magdalena Targa do Nascimento, no município de Sidrolândia/MS, realizado na quarta-feira (5), que envolveu médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e dentistas. No encontro, o palestrante discorreu sobre a importância da Atenção Primária para o Parto Humanizado e natural e suas diferenças, normas e protocolos.
No período vespertino, Ramão participou do Programa Bem Gestar Batayporã, debatendo com as gestantes sobre a importância do parto humanizado natural e a cesariana, e a diferença para a mulher e o bebê.
Bem Gestar Batayporã - O Programa Bem Gestar foi implantado no município em outubro de 2019 a fim de qualificar o atendimento e valorizar ainda mais as gestantes de Batayporã com acompanhamento exclusivo.
O programa tem como objetivo integrar as gestantes por meio de ações educativas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças no período de gestação e puerpério, estimular a realização da consulta de pré-natal, odontológica, de exames e vacinação; promover o fortalecimento do aleitamento materno e elevação do quantitativo de partos normais e sanar dúvidas, queixas e medos associados à gestação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.