Publicado em 14/10/2021 às 15:34, Atualizado em 14/10/2021 às 14:54

Prefeitura instala pontos de coleta de eletrônicos em Batayporã

A Sodeta também conta com um ponto de coleta de óleo de cozinha no Departamento de Serviços Urbanos (antiga fábrica de tubos).

Redação,
Cb image default
População pode realizar descarte nos pontos da Feira e do Paço Municipal. Foto: Maicon Araújo

A Prefeitura de Batayporã ampliou os serviços de coleta seletiva. Em parceria com a Usina Laguna, foram instalados dois pontos fixos de coleta de lixo eletrônico – um na Feira do Produtor, e outro no Paço Municipal – preparados para receber pilhas, baterias, aparelhos celulares, dentre outros eletrônicos.

Na Feira, há ainda um coletor para resíduos sólidos, como papel, plástico, vidro e metal. Conforme ressaltou o assessor técnico da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), Douglas Leite, é preciso diferenciar resíduos e rejeitos.

“O lixo seco e limpo é o reciclável. Já o lixo úmido, por exemplo, guardanapos de papel com óleo, lixo de banheiro, são rejeitos”, explicou. Ainda de acordo com Leite, a utilização de duas lixeiras em casa, uma para rejeitos e outra para resíduos, facilita o processo de separação e colabora com o trabalho de catadores e recicladores.

Óleo de cozinha

A Sodeta também conta com um ponto de coleta de óleo de cozinha no Departamento de Serviços Urbanos (antiga fábrica de tubos). A população deve acondicionar o óleo em garrafas pet ou outras embalagens plásticas limpas, e encaminhar o material ao DSU, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Para incentivar o descarte correto, a cada seis litros de óleo, o munícipe recebe um detergente lava-louças.