Publicado em 14/10/2021 às 15:34, Atualizado em 14/10/2021 às 14:54
A Sodeta também conta com um ponto de coleta de óleo de cozinha no Departamento de Serviços Urbanos (antiga fábrica de tubos).
A Prefeitura de Batayporã ampliou os serviços de coleta seletiva. Em parceria com a Usina Laguna, foram instalados dois pontos fixos de coleta de lixo eletrônico – um na Feira do Produtor, e outro no Paço Municipal – preparados para receber pilhas, baterias, aparelhos celulares, dentre outros eletrônicos.
Na Feira, há ainda um coletor para resíduos sólidos, como papel, plástico, vidro e metal. Conforme ressaltou o assessor técnico da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), Douglas Leite, é preciso diferenciar resíduos e rejeitos.
“O lixo seco e limpo é o reciclável. Já o lixo úmido, por exemplo, guardanapos de papel com óleo, lixo de banheiro, são rejeitos”, explicou. Ainda de acordo com Leite, a utilização de duas lixeiras em casa, uma para rejeitos e outra para resíduos, facilita o processo de separação e colabora com o trabalho de catadores e recicladores.
Óleo de cozinha
A Sodeta também conta com um ponto de coleta de óleo de cozinha no Departamento de Serviços Urbanos (antiga fábrica de tubos). A população deve acondicionar o óleo em garrafas pet ou outras embalagens plásticas limpas, e encaminhar o material ao DSU, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Para incentivar o descarte correto, a cada seis litros de óleo, o munícipe recebe um detergente lava-louças.