Publicado em 04/11/2025 às 06:35, Atualizado em 03/11/2025 às 20:00
Equipes da Rede Socioassistencial e da Secretaria de Meio Ambiente promoveram palestras sobre proteção social e educação ambiental durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
Equipes da Prefeitura de Batayporã realizaram recentemente ações de conscientização junto aos trabalhadores do Frigorífico Zanchetta Foods. As atividades, desenvolvidas por diferentes setores da administração municipal, abordaram temas essenciais para a proteção social e o cuidado com o meio ambiente e integraram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da unidade.
A equipe da Rede Socioassistencial, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), conduziu palestra sobre a Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, reforçando o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Durante o encontro, as profissionais Annie Caroline Flores Vieira (psicóloga), Izabel Neves dos Santos (educadora social), Rubiana Marques Salomão (assistente social) e Talita Silva dos Santos Vita (coordenadora do CREAS) dialogaram com os trabalhadores sobre a importância da denúncia, os sinais de alerta e os canais de atendimento disponíveis para a proteção de meninos e meninas.
Segundo Talita Vita, a ação foi muito positiva não apenas pela adesão do público, mas também pelo apoio recebido da empresa. “Foi uma oportunidade de diálogo muito rica. Fomos muito bem recebidas e percebemos o interesse dos trabalhadores em compreender e refletir sobre o tema. Esse tipo de parceria é fundamental para ampliar o alcance das campanhas e fortalecer a rede de proteção”, afirmou a coordenadora.
Paralelamente, a equipe da Sademat — através do Departamento de Meio Ambiente — também esteve no frigorífico, com atividades voltadas à educação ambiental. A analista ambiental Micheli Leite Zanchetta, recebeu a equipe, que foi representada pela assessora da Sademat Regiane Mayra dos Santos e Maurício Cota da Rocha.
Durante a intervenção, foram apresentados conteúdos sobre reciclagem de vidros, pilhas e baterias, incentivando os trabalhadores a adotarem práticas sustentáveis e a contribuírem com a preservação ambiental dentro e fora do ambiente de trabalho. Para Regiane, a iniciativa reforça o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável.
“As ações foram exitosas não apenas pelo grande número de participantes, mas pelo envolvimento da equipe. Isso mostra que, quando há parceria e engajamento, conseguimos sensibilizar e gerar mudanças positivas na rotina das pessoas”, destacou.