Publicado em 07/10/2021 às 14:38, Atualizado em 07/10/2021 às 12:40

Outubro Rosa tem coleta de exames ampliada durante a semana e Dia D no fim do mês

Campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero tem ações intensificadas para incentivar autocuidado das mulheres

Redação,
Cb image default
Campanha é destaque nas Estratégias de Saúde da Família. Foto: Maicon Araújo

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã ampliou a coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero (citopatológico) em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) com agendamentos de segunda à sexta-feira, além de exame clínico das mamas e demais rotinas de prevenção. Nos casos necessários, as equipes realizam encaminhamento para ultrassonografia e mamografia.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Franciele Figueiredo Cantadori, no dia 30 de outubro – último sábado do mês - ainda será promovido o Dia D com a oferta dos serviços e avaliação de saúde bucal. Na data, o atendimento irá das 8h às 15h. As ações integram a campanha Outubro Rosa.

“Nossa intenção é tornar os serviços mais acessíveis, com mais horários disponíveis para as mulheres realizarem os exames. Sabemos que muitas têm uma rotina com pouco tempo para o autocuidado. Precisamos conscientizar sobre a prevenção e, ao mesmo tempo, oferecer condições para o diagnóstico precoce”, analisou.

Todas as ESF do município – Santo Antônio, Santa Luzia, Sebastião Martins, Anorinda Marcelina e São Luiz (zona rural) – participam da campanha e também realizam os exames ao longo de todo o ano. As unidades têm reforçado os conteúdos informativos referentes à prevenção e tratamento do câncer de mama e câncer de colo do útero por meio das equipes de trabalho e profissionais parceiros.