Publicado em 19/11/2021 às 08:34, Atualizado em 18/11/2021 às 17:35

Em Batayporã, Prefeitura encerra plantão de dúvidas do Enem com palestra motivacional e “kit prova”

Estudantes tiveram momento de confraternização e suporte psicológico

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã finalizou na última quarta-feira (17) o plantão de dúvidas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido na Escola Anizio Teixeira durante o período de setembro a novembro. Os estudantes participaram de confraternização e palestra com a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Viviam Garbelini. A turma recebeu ainda um “kit prova”, contendo caneta, garrafa d’água, balas e bombom.

Conforme explicou a secretária Fernanda Scarlat, o encerramento visou o preparo psicológico dos alunos. “Eles tiveram a oportunidade de revisar diversos conteúdos. Decidimos proporcionar um momento diferenciado nessa etapa final porque sabemos que o exame exerce uma grande pressão sobre os candidatos. O kit foi para reforçar a atmosfera de confiança e ajudar na concentração com um lanchinho básico”, pontuou a gestora.

Segundo a psicóloga, a palestra com o tema “Me dei bem no Enem” enfatizou as emoções dos estudantes. “Conversamos sobre os sentimentos comuns na véspera do Enem, métodos comportamentais e de relaxamento para a realização da prova”, detalhou Viviam.

O plantão, que contou com aulas às quartas-feiras, contemplou as áreas de Língua Portuguesa e Redação, Matemática, História e Língua Inglesa, ministradas pelos professores voluntários do município Kátia Pimentel, Adriana Ramos, Michel Gomes e Antônio Valter Michelini. Os profissionais receberam uma lembrança de agradecimento pelo trabalho prestado.

“Foi um trabalho de excelência, fruto do comprometimento da equipe, que prontamente se voluntariou. Ficamos orgulhosos, gratos e esperamos que essa iniciativa possa se expandir. Desejo muita força e um ótimo desempenho a todos nossos alunos no exame”, finalizou Fernanda.

As atividades de encerramento também foram acompanhadas pelo vice-prefeito, Cacildo Paião (PSD), que representou o prefeito Germino Roz (PSDB), ausente devido a agendas externas. “Quero registrar os parabéns a todos. Aos professores pela disposição, e aos estudantes pela determinação. Essas oportunidades fazem a diferença e nos enche de orgulho ver o empenho da Rede Municipal de Ensino”, frisou Cacildo.

O Enem 2021 será aplicado nos próximos dias 21 e 28 de novembro. Mais de 4 milhões de inscrições foram recebidas. Destas, cerca de 70 mil são de Mato Grosso do Sul. A avaliação é a principal ferramenta de seleção para o Ensino Superior no País, e de avaliação da aprendizagem nas três etapas do Ensino Médio.