Publicado em 02/11/2021 às 08:00, Atualizado em 02/11/2021 às 09:54

Dia D marcou encerramento do Outubro Rosa em Batayporã e contabilizou mais de 320 exames coletados

Campanha pela saúde da mulher já dá lugar ao Novembro Azul, com ações para a saúde do homem e ênfase na prevenção do câncer de próstata

Redação,
Cb image default
Foto: Maicon Araújo.

Após a intensificação das ações voltadas à saúde da mulher durante a campanha Outubro Rosa, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realizaram o Dia D, no último sábado (30), para coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero (citopatológico), exame clínico das mamas e avaliação de saúde bucal. No total, a campanha contabilizou 323 coletas nas quatro Estratégias de Saúde da Família (ESF) da rede (Santo Antônio, Santa Luzia, Anorinda Marcelina, Sebastião Martins e São Luiz).

Segundo a secretária de Saúde, Letícia Sanches, o empenho dos servidores de cada unidade foi fundamental para o acolhimento das mulheres. “Precisamos pensar na proporção da rede. Nossa campanha teve muito êxito devido ao envolvimento de todos, desde o chamado das pacientes, até o atendimento”, descreveu Letícia.

“Cada ESF fez uma decoração especial e animou o ambiente de diferentes formas, com música, brindes. Também foi entregue uma caneca da campanha para cada paciente atendida”, complementou a secretária. Além do Dia D, as equipes promoveram palestras, rodas de conversa e orientações nas unidades e serviços parceiros.

Novembro Azul

O mês de novembro já inicia com a campanha Novembro Azul, voltada à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. Para esta estratégia, já estão agendados os ‘Dias D’ para orientações e coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que possibilita o rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.

Confira a programação:

09/11 ESF Santo Antônio - 18h às 22h.

09/11 ESF Santa Luzia - 18h às 22h.

10/11 ESF Anorinda Marcelina - 18h às 22h.

10/11 ESF Sebastião Martins - 18h às 22h.

10/11 - ESF São Luiz (Assentamento) - 7h às 13h.