Fundamental para avaliar, elaborar as políticas municipais de saúde e eleger delegados para representar Batayporã em outras instâncias, a 8ª Conferência Municipal de Saúde indicou propostas que poderão ajudar a Administração Municipal, que já vem promovendo ações para melhorar o atendimento à população.
O encontro foi realizado nesta terça-feira (2), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Eliza Soares da Cruz”, com grande participação de usuários do SUS, trabalhadores em saúde, e de vários segmentos da sociedade.
Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a 8ª edição da Conferência Municipal de Saúde contou com extensa programação. Durante todo o dia os participantes debateram propostas e avaliaram a saúde do município de Batayporã.
A solenidade de abertura contou com a presença da Gestora Municipal de Saúde, Marcela Leite; da primeira dama Cléia Valéria; do presidente interino do Conselho Municipal de Saúde, Jair Eduardo de Barros; presidente da Câmara, Cicero Leite; vereadores Cacildo Paião e Samuel Macedo; defensor público Marcos Braga da Fonseca e o comandante do Pelotão de Polícia Militar, 2º Tenente Doval Ferreira Garcia.
Representante do prefeito Jorge Takahashi na conferência, o vereador Cacildo Paião, lembrou que a gestão municipal já vem executando ações que resultaram em melhorias para a população, e ressalta que a conferência vem em boa hora para ouvir e debater aspectos necessários da saúde, e que a gestão está atenta e disposta a melhorar cada vez mais.
"A Administração Municipal tem se esforçado para implementar e ampliar serviços de qualidade, apesar da insuficiência de recursos, seguimos acreditando que é possível melhorar. Através de conferências, conversas e debates vamos chegar à excelência", disse o Parlamentar.
A secretária Marcela Leite destacou a importância do encontro com um momento de articulação com representantes dos vários segmentos da sociedade. “Esse é o momento de propormos as diretrizes para a formulação da política de saúde pública e de fortalecimento do SUS, e somente com a união de trabalhadores da área, usuários e gestores conseguiremos atingir o nosso objetivo”, afirmou.
Para a Gestora, a conferência é o momento oportuno para reafirmar, impulsionar e efetivar os anseios e lutas de toda a comunidade batayporaense.
Após a cerimônia de abertura, a programação do evento compreendeu a Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, a Secretária apresentou um diagnóstico do perfil epidemiológico no município e das ações realizadas pela gestão em 2017 e 2018.
Na sequência os participantes conferiram a palestra “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, ministrada pelo consultor técnico do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Reinaldo Mendonça Costa.
O cronograma seguiu com rodas de conversa, onde os participantes se reuniram para debater e elaborar as propostas a partir das necessidades de saúde do município; apresentação e votação das propostas, apreciação das moções e eleição dos delegados que irão representar Batayporã na 9ª Conferência Estadual de Saúde.
A abertura da Conferência também foi prestigiada pela secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), Sônia Nantes; e pelo presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED), Edson Zopi.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.