Publicado em 18/03/2020 às 07:00, Atualizado em 17/03/2020 às 17:34
Os profissionais foram orientados pelo médico Thiago Bavaresco, que levantou dados e informações sobre como identificar casos suspeitos.
Um encontro coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde traçou estratégias de prevenção e enfrentamento contra a proliferação do Covid-19, o novo Coronavírus, em Batayporã. O município não tem nenhum caso confirmado, mas já está se precavendo para possíveis cenários.
Realizado na noite desta segunda-feira (16), nas dependências do Centro de Convivência do Idoso (CCI), o encontro reuniu profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, e serviu para nortear ações quanto a pandemia global.
Os profissionais foram orientados pelo médico Thiago Bavaresco, que levantou dados e informações sobre como identificar casos suspeitos, prováveis, confirmados, descartados, excluídos e curados; sinais e sintomas; precauções e como deve ser o tratamento do paciente e em quais casos o morador deve ser levado para hospitais.
Segundo o Médico, não há razão para pânico, mas ter atenção aos sintomas da gripe é fundamental. Bavaresco ainda fez um alerta para hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, cuidados ao espirrar e tossir, além de evitar aglomerações.
A Gestora em Saúde, Marcela Leite, ratificou que o encontro teve como objetivo preparar os profissionais para seguir o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) na identificação de casos suspeitos e na prevenção para evitar o contágio.
“Nossa intenção foi levantar dados, informações e orientações para criar estratégias sobre essa pandemia mundial. Não podemos ficar a mercê do tempo e esperando que o problema aconteça, estamos prevendo e nos precavendo dessas situações", destacou a Secretária.
Comitê de Enfrentamento - Na ocasião, foi criado um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, com a participação de representantes de todos os setores da administração municipal. Entre as atribuições do comitê estão a definição de ações e estratégias preventivas. Os integrantes irão se reunir nos próximos dias e divulgar as medidas que deverão ser adotadas.
Suspensão de atividades – Entre as primeiras providências praticadas, de imediato, pelo Governo Municipal foi a suspensão das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI) – Projeto Conviver.
A determinação do prefeito Jorge Takahashi foi decidida em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16) com o secretariado, no gabinete do Executivo Municipal. O Gestor ressaltou que a Administração estará atenta às orientações e recomendações da OMS para prevenir Batayporã.
Como prevenir? - A Secretaria Municipal de Saúde orienta quanto aos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
-evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
-realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
-utilizar lenço descartável para higiene nasal;
-cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
-não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados;
-evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
-evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
-Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Fonte - Assessoria