Publicado em 22/08/2025 às 09:00, Atualizado em 21/08/2025 às 22:02

Batayporã intensifica vacinação contra o sarampo; campanha segue até dia 31

Público-alvo são crianças de 6 a 11 meses e ação também abrange pessoas de 12 a 59 anos sem histórico vacinal, além de trabalhadores da Saúde

Redação,
Cb image default
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã segue com a campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo. A mobilização teve início no último dia 18 e prossegue até 31 de agosto. O público-alvo são crianças de 6 a 11 meses.

Também está em andamento a campanha seletiva de imunização, voltada para pessoas de 12 a 59 anos sem histórico vacinal e trabalhadores da saúde. As doses estão disponíveis na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, que já esteve entre as principais causas de mortalidade infantil no mundo. Apesar dos avanços na prevenção por meio da vacinação, ainda representa um desafio para a saúde pública em locais com baixas coberturas vacinais.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou até mesmo respirar. O risco de contágio é elevado: uma pessoa infectada pode transmitir a doença para até 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. O período de transmissão vai de seis dias antes até quatro dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

"A vacina é a principal forma de prevenção. Infelizmente, muitas pessoas têm negligenciado a vacinação das crianças e é nossa responsabilidade que elas estejam seguras. O vírus em adultos também pode causar complicações. É preciso aproveitar a oportunidade e ficar em dia com a vacinação", alertou a coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha.