A 1ª Corrida e Caminhada Mulheres à Frente, promovida pela Prefeitura de Batayporã, obteve sucesso de público no início da manhã deste domingo (30). O evento, que marca o encerramento do Mês da Mulher, reuniu 350 participantes locais e de Nova Andradina e premiou competidores nas categorias masculino e feminino.
Entre as mulheres, o pódio obteve a seguinte formação: 1º lugar, Milena Sol Mendes Nascimento (tempo de 23'17"); 2º lugar, Gisele Sena da Silva (tempo de 23'51"); 3º lugar, Rafaela Schadeck da Silva (tempo de 24'03"). Já no masculino, os vencedores foram: 1º lugar, Carlinhos de Souza Dias (17'31"); 2º lugar, Euzebio de Souza (18'41"); 3º lugar, Yuri Fernandes de Souza (19'19"). Os atletas foram monitorados por chip de cronometragem e todo o trajeto contou com o aparato de segurança e saúde.
Nas duas categorias, a disputa contou com 147 corredores. O percurso ainda foi animado pela caminhada de 3km, também com amplo público. A atividade, coordenada pelas Secretarias de Assistência Social; Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel); e Governo, contou com apoio da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).
Para a secretária Thayse Melo (Assistência Social), a mobilização superou expectativas. "A corrida foi muito maior do que a gente imaginava. Fizemos uma proposta de um dia de muita alegria e acabamos tendo muita adesão, tanto feminina quanto masculina. É inspirador ver esses atletas se desafiarem aqui na nossa cidade", avaliou Thayse.
A gestora ainda reforçou a mensagem alusiva ao Mês da Mulher. "Precisamos da colaboração de todos. Não podemos apenas falar para nós mesmas. Então, quem está aqui conosco, são admiradores, apoiadores de mulheres, que entenderam a proposta desse evento", completou.
Preparo e alegria
Estudante de 17 anos, a campeã Sol Nascimento afirmou que a vitória vem de um longo preparo. "Já tem dois anos que eu corro e eu já tinha começado a treinar pesado esse ano, mas chegar aqui na corrida dá uma alegria por dentro. Ter uma prova pertinho é muito bom, porque a gente geralmente precisa viajar muito. Eu nasci aqui e tenho carinho pela cidade", afirmou a corredora.
Sol ainda incentivou outras mulheres que estão praticando ou pretendem praticar a corrida. "É difícil, muitas vezes nós nos subestimamos e nos comparamos. A mulher costuma se comparar muito, mas devemos estar seguras de nós mesmas, valorizar nossa dor, nosso trabalho. Essa é a força que a gente tem. A mulher tem um trabalho muito grande para se firmar na sociedade e precisamos nos "autovalorizar". O treino é muito bom! Ajuda na nossa autoestima, nos faz sentir nosso corpo e nosso trabalho", destacou a vencedora.
O campeão masculino, Carlinhos Dias, também avaliou a competição. "Quando a gente soube da prova em Batayporã, com um percurso plano, mais gostoso, todo mundo se empolgou. Como comentaram, começou com uma comemoração simbólica e virou esse evento gigante", disse.
Sobre o resultado, Carlinhos foi categórico: "às vezes, as pessoas pensam que é ego, mas é muito treino. Assim como tudo na vida, na corrida, se você está preparado, você consegue fazer seu melhor", finalizou. Com informações da assessoria.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.