Popularmente conhecida como “Simone Xucra”, natural da cidade de Três Lagoas, nascida no dia 16 de julho de 1.986, porém criada desde seu nascimento na cidade de Água Clara, passando parte da sua infância no bairro Noroeste. Aos 06 anos de idade muda-se com sua família para o bairro Jardim Nova Água Clara, onde reside até os dias de hoje.
Filha caçula de uma família de origem humilde, tendo 04 irmãos, vê desde cedo na figura paterna, o senhor José Pedro Batista, desempenhar papel de grande importância na Ferrovia por quase 30 anos, como conservador da Via permanente, colaborando assim para o desenvolvimento da cidade em tempos remotos. Os ensinamentos de seu pai, que sempre se colocou como grande incentivador e admirador do trabalho da filha, notando seu espírito de liderança e auxilio ao próximo, foram de muita valia na sua formação de sua personalidade pujante.
Sua mãe, a senhora Maria José Oliveira Batista, funcionária pública da Câmara Municipal da cidade de Água Clara, contratada como auxiliar de serviços gerais atuou por dezesseis anos. Mãe sempre empenhada no progresso da vida familiar, direcionou sempre com bons exemplos e esforço continuo os seus, e ainda hoje soma na administração do estabelecimento de sua filha.
Após concluir o Ensino Médio, passa a se dedicar ao trabalho no comércio local, e almejando melhora na sua formação, ingressa no curso de técnico de segurança do trabalho, o que a leva a se mudar para a cidade de Três Lagoas, residindo pelo tempo da sua formação na casa de seus tios.
Na sequência retorna para a cidade de Água Clara, recebendo a proposta para fazer um teste como locutora de rádio na Amizade FM, atuando por quatro anos e meio nessa função, levando informação para todas as regiões do município, especialmente na zona rural, onde estabeleceu grandes amizades, agregando admiradores do seu trabalho como comunicadora.
Polivalente, Simone chegou a desempenhar quatro funções: comunicadora de rádio, treinadora de equitação, secretária em uma imobiliária e comerciante, abrindo seu próprio negócio, denominado “Buteko da Xucra”.
Apaixonada e atuante no mundo Country, Xucra passou a se dedicar como hobby a montaria em touros, o que a levou a se aproximar de causas sociais através do “Desafio do Bem”, se apresentando em montarias em touros de maneira voluntária para arrecadação de fundos para projetos que beneficia entidades. No ano de 2015, recebe a proposta para representar o Brasil no país da Guatemala e Honduras, o que despertou a necessidade de se profissionalizar nesse meio, e através de um convite se dispõe a fazer um curso na cidade de Taquaritinga-SP, ministrado pelo tricampeão mundial Adriano Moraes em janeiro de 2.016, onde em meio as aulas práticas, montando em um touro, sofre um acidente gravíssimo que a coloca em sério risco de vida.
Todo esse contexto a fez refletir sobre o sentido da vida, aguçando sua fé nesse momento difícil firmou um voto, onde se conseguisse a sua recuperação estaria longe das montarias por um ano, desistindo então da viagem que faria para fora do país, passou nesse tempo a se dedicar a ajudar as pessoas mais necessitadas, desempenhando trabalhos sócias na comunidade da melhor forma possível.
De volta a Água Clara, após o acidente, continuou a desempenhar os papeis de radialista e comerciante.
Em seu comércio que atua há quase 05 anos, Simone Fortaleceu ainda mais o seu contato direto com a população, levando a visualizar de perto as necessidades e anseios da comunidade, que somados ao apoio declarado dos seus pais e familiares de maneira unânime, e sugestões de amigos, clientes, e da população em geral, passou a vislumbrou a possibilidade de ingressar no mundo político.
Tomada pelo sentimento de uma mulher de coragem e desafiadora, decidiu então pôr em prática esse grande projeto em sua vida, colocando seu nome à disposição da apreciação da comunidade para atuar como vereadora. Sua trajetória desde então foi árdua, passando por muitas dificuldades por ter seu nome desacreditado devido à falta de recursos financeiros, concorrência acirrada de grandes nomes da política, entre outros desafios enfrentados durante sua campanha.
Contrariando todas as dificuldades iniciais, Simone logo percebeu o apoio de grande massa popular, que a abraçou por sua história de vida e seu papel que sempre desempenhou na sociedade.
Confiante no dia 02 de outubro de 2016 foi eleita por 426 votos pelo Partido PEN (Partido Ecológico Nacional), se tornando a quarta vereadora mais votada, alcançando expressiva notoriedade principalmente por se tratar de seu primeiro pleito.
Hoje vereadora eleita, pretende atuar em diversos segmentos da sociedade, auxiliando em especial as famílias mais carentes, onde as dificuldades são maiores, oferecendo condições mais dignas, acesso a saúde e educação de qualidade, assistencialismo social eficiente, incentivando com garra e firmeza projetos que atendam às necessidades de moradia com projetos habitacionais, que levam a realização do sonho da casa própria. Tem ainda como objetivo promover a valorização da cultura, esporte, lazer e integração social, por meio de projetos que visam atender esses requisitos, estando sempre atenta aos anseios dos jovens, auxiliando com projetos sociais com o objetivo de impedir a vulnerabilidade que a idade oferece, promovendo a profissionalização do jovem, preparando assim para o mercado de trabalho.
Pretende oferecer melhores condições de atendimento de saúde aos moradores da área rural, e também promover a valorização da pecuária com projetos de melhoria de estradas, entre outros.
A geração de emprego e renda será um dos pontos fortes do seu mandato, com projetos de capacitação, bem como incentivo para a implantação de novas indústrias.
A Vereadora Simone Xucra pretende trabalhar lado a lado com o Poder Executivo, dando sustentação aos projetos relevantes que veem de encontro com os anseios da comunidade, contribuindo assim com o crescimento e o desenvolvimento de Água Clara.
Seu slogan é: “Uma mulher de coragem por uma Água Clara melhor”.
Agora como candidata pelo MDB, a vereadora, esta em campanha em busca de um das vagas na Assembleia Legislativa do MS.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.