Publicado em 03/11/2016 às 16:44, Atualizado em 03/11/2016 às 18:04

Vereador Nenão sugere uso de microfones em sala de aula como instrumento de trabalho dos docentes

Na propositura, o vereador destaca que essa ferramenta cabe como medida emergencial.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A medida visa beneficiar os profissionais da educação que ministram aulas seguidas diariamente e também contemplar os alunos que poderão escutar melhor e assim, aprender com mais facilidade os ensinamentos que são ministrados.

Através de indicação destinada ao poder executivo e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, o vereador Newton Luiz Oliveira (Nenão) apontou a necessidade de instalação de microfone, alto-falantes e amplificadores em todas as salas de aula das escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a justificativa do parlamentar, a propositura tem o objetivo de auxiliar o professor dentro da sala de aula, oferecendo a oportunidade de melhorar sua produtividade e torná-la de melhor qualidade. A aquisição da aparelhagem de áudio seria uma forma eficaz de preservar e garantir a saúde vocal dos professores.

Segundo Nenão, essa iniciativa já é comum em alguns municípios e vem repercutindo de forma positiva nas salas de aula e no rendimento escolar dos alunos, pois o professor tem a voz como sua principal ferramenta de trabalho e necessita de um suporte que pode ser oferecido facilmente através da tecnologia e de preços acessíveis. “Seja pela indisciplina dos alunos dentro de sala de aula, seja pelo barulho gerado por fatores externos, o fato é que os professores necessitam forçar as cordas vocais cada vez mais, e isso é muito desgastante e prejudicial à saúde deles”.

Na propositura, o vereador destaca que essa ferramenta cabe como medida emergencial, já que a adequação de um número reduzido de alunos em sala de aula é um processo mais lento decorrente de construções de novos prédios e contratação de mais professores. “Qualquer medida a favor na melhoria da qualidade do ensino para as crianças e adolescentes de nossa cidade vai ao encontro da vontade pública, tanto de governantes como do povo”, frisou Nenão.

Junto à indicação foi encaminhado um projeto de lei para auxiliar o executivo no processo de implantação desta novidade.