Publicado em 07/04/2024 às 12:30, Atualizado em 06/04/2024 às 22:49

Vereador Diego Ricardy como já era ventilado pelos corredores se filia ao MDB e vai disputar reeleição no grupo do Gaiseiro

MDB vai permanecer com três vereadores na Câmara Municipal

Marcos Donzeli,
Cb image default
Dieguinho vai disputar a reeleição pelo MDB. Foto: Divulgação assessoria

Terminou na sexta-feira (5/4) o período dado pela Justiça Eleitoral para vereadores trocarem de partidos sem o risco de perda do mandato, a chamada ‘janela partidária’. Em Batayporã, foram seis trocas de cadeiras durante o mês destinado a essas novas filiações.

Conforme apurou o Nova Noticias, a principal mudança de legenda em Batayporã no período, aconteceu dentro do MDB, onde o vereador Diego Ricardy, trocou o PRD pelo MDB.

Dieguinho, ou professor Diego como é conhecido em Batayporã, está em seu primeiro mandato. Na eleição de 2020, foi o mais votado com 323 votos, pelo PTB, mas com a fusão com o Patriota, se tornou PRD (Partido Renovação Democrática).

Com a filiação do Dieguinho no MDB, o partido vai continuar com três na Câmara Municipal. Os outros são: Mauricio Ribeiro e Adilson Pinto de Oliveira, popular Dilsinho. Os três confirmaram recentemente em uma reunião interna do partido que irão para a reeleição e apoiar o pré-candidato a prefeito Edmilson Gaiseiro, do mesmo partido.

Em Batayporã, outros cinco vereadores mudaram de partido: Os vereadores João Carlos de Souza e João Paulo, deixaram o Podemos e foram para o União Brasil e PSDB, respectivamente. Outro que foi para o ninho tucano, foi o vereador Cícero Leite; ele deixou o MDB e o vereador Wanderley Rodrigues Pedroso, popular Wanderley do Ônibus permaneceu no PT.

Eusvaldo Neto, o Professor Neto, foi para o Solidariedade. Neto, ficou como primeiro suplente na eleição de 2020, no PSL, mas como o vereador Miguel Silva, faleceu no dia 25 de agosto de 2022, Neto assumiu a vaga. Já o vereador José Henrique, popular Bacatão, trocou o PSD pelo PP.

Calendário

Além do fim da janela, terminou neste sábado (6/4) o prazo para que as pessoas com intenção de disputar as eleições municipais se filia-se em algum partido. De acordo com o calendário eleitoral, isso deve acontecer seis meses antes do pleito.

Também neste sábado encerrou-se o período de desincompatibilização de ordenadores de despesas como secretários municipais ou estaduais, que pretendam entrar na disputa para o cargo de vereador.