Publicado em 25/05/2012 às 16:44, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Julgamento durou cerca de 2 horas; Todos os vereadores votaram pelo afastamento do parlamentar
O vereador de Ponta Porã, Joanir Viana (PMDB) foi afastando do cargo no final da tarde desta quinta-feira (24), depois que todos os 9 vereadores da Câmara votaram pelo afastamento do parlamentar.
A sessão que aconteceu na câmara municipal durou cerca de 2h e não teve votação secreta. De acordo com o assessor de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Porã, Sebastião Prado, o advogado Elton Lang não conseguiu convencer os vereadores presentes a vetar o afastamento do parlamentar.
O primeiro vereador a votar foi o Herman Vargas. A assessoria informou ainda que não houve necessidade de oitiva de testemunhas e nem do próprio vereador, uma vez que a acusação teve acesso ao processo judicial.
O vereador Joanir Viana informou depois da decisão que já esperava esse resultado, já que os outros nove parlamentares o rejeitavam. Mas que vai recorrer da decisão.
Depois da votação, o vereador Dário Honório, presidente da Câmara de Ponta Porã, informou que será encaminhado um decreto Legislativo a Justiça Eleitoral informando da cassação do vereador Joanir Viana.
O Caso
O vereador Joanir Viana é condenado por tráfico de drogas em 2010 e reassumiu a vaga na Câmara Municipal de Ponta Porã no dia 26 de abril.
De acordo com câmara, o pedido para abertura do processo de cassação foi feito pelo suplente Bruno Reidchardt (PMDB). No dia em que Viana retornou aos trabalhos no órgão, foi montada uma comissão para analisar o pedido.