Publicado em 22/06/2012 às 09:11, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Vacinação contra a pólio continua nas unidades de saúde dos municípios de MS

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

Mato Grosso do Sul dá continuidade ao cronograma de vacinação da Campanha Nacional Contra a Pólio iniciado no último sábado (16) seguindo até o dia 6 de julho em todo o Brasil. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, até o momento já foram vacinadas 57% do público alvo em todo Estado.
Este ano a meta em Mato Grosso do Sul é vacinar no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos de idade (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) de um total 203.327 crianças. Todas as crianças menores de cinco anos de idade deverão ser vacinadas com a vacina oral poliomielite independentemente de tê-la recebido anteriormente. A vacinação é indiscriminada, sendo que as doses administradas em crianças menores de dois meses não deverão ser consideradas como doses válidas, devendo o responsável ser orientado a retornar ao serviço de saúde para iniciar o esquema.
A SES pede para que os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar se dirijam a um posto de saúde mais próximo para que recebam a dose. A partir deste ano, a campanha acontece em etapa única. Antes, na rotina de vacinação, a criança tomava duas gotinhas aos dois meses, aos quatro meses, aos seis meses e aos 15 meses de idade, além das doses durante as campanhas nacionais de vacinação.
Em agosto, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose, aos dois meses e a segunda dose aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e um reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral.
A introdução da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com vírus inativado, vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo. A vacina contra a pólio é segura e se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
O Brasil realiza este ano o 33º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 23º ano sem a doença no País, estando livre do poliovírus desde 1989.