Publicado em 13/10/2012 às 14:08, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
O PPS mostra ser o único partido, fora da disputa do segundo turno na eleição para prefeito de Campo Grande, além do PT, a declarar apoio, uma semana após a votação que colocou Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP) na fase decisiva da disputa.
O vereador Athayde Nery (PPS), vice na chapa de Reinaldo Azambuja (PSDB), que terminou o pleito em terceiro lugar com 25,4%, afirmou neste sábado que, na segunda-feira, seu partido sacramenta aliança com Bernal.
Segundo ele, o acordo está condicionado a uma carta que terá de ser assinada pelo progressista, que deverá estar no encontro. O documento prega temas como transparência, participação e planejamento, bem como sugere pontos como eleições diretas para diretores nas escolas municipais, congelamento do IPTU, aumento do número de Ceinfs, destinação de 1% do orçamento para a cultura e descentralização do poder.
Esta carta de princípios nos dá o direito de romper, depois, caso não concordemos com algo, destacou.
Perguntado se o PSDB seguirá a mesma linha no segundo turno, Nery disse que só sabe de seu partido, mas disse acreditar que esta também será a postura adotada pelos tucanos.
O presidente estadual do PPS ainda opinou que é pouco provável o grupo político se uma a Giroto.
Do lado do PSDB, a direção da legenda vai se manifestar na segunda-feira sobre o processo, mas ainda sem local e horário definidos. O Campo Grande News apurou que os tucanos devem se declarar neutros na disputa. Reinaldo Azambuja (PSDB) foi a grande surpresa da eleição, deixou o processo em alta e não teria motivos para se desgastar com seus eleitores.
Do lado dos nanicos, a tendência é ficar em cima do muro. Sidney Melo (PSOL) e Suél Ferranti (PSTU), que disputaram a Prefeitura, disseram neste sábado que vão defender, diante dos diretórios municipais, a neutralidade.
O PV, do vereador Marcelo Bluma, pode confirmar apoio a Bernal em reunião na segunda-feira pela manhã, segundo informou o candidato do PP.