A fim de garantir a segurança durante as eleições municipais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acionou a participação das forças federais nas cidades de Porto Murtinho e Corumbá.
A presença das tropas federais foi solicitada para prestar apoio logístico na distribuição de urnas eletrônicas, de transporte nos locais de difícil acesso, e, também, na garantia da segurança e da ordem pública.
De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), muitos munícipes, dentre eles índios, não possuem facilidade no acesso à região central, local onde serão instaladas as urnas no dia sete de outubro. Pensando neles, a Justiça Eleitoral juntamente com as forças armadas providenciará um transporte neutro e garantirá que eles não sejam coagidos a venderem o voto.
Além da logística, as forças federais promoverão a lisura das eleições no sentido de fiscalizar a votação principalmente dos paraguaios que têm dupla cidadania e moram nessas cidades.
Outros municípios de fronteira como Ponta Porã, ainda estão sendo analisados quanto à necessidade de força federal no dia das eleições. O auxílio das forças armadas e da Polícia Federal é fruto de uma parceria entre o TSE e o Ministério da Defesa.