Faltando menos de um mês para as eleições, 39 candidaturas ainda não foram deferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), e os postulantes a vários cargos aguardam julgamento.
Dentre eles estão os candidatos ao Senado Federal José Orcírio dos Santos (PT), Soraya Thronicke (PSL) e Sérgio Harfouche (PSC).
O caso do ex-governador Zeca do PT se deve à decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) de adiar o julgamento final para dia 16 de outubro, dos embargos opostos pela defesa do candidato na apelação em que foi condenado por improbidade administrativa na “Farra da Publicidade”.
Na esfera estadual, 23 candidatos que concorrerão a uma vaga na Assembleia Legislativa ainda aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. O candidato e deputado estadual João Grandão (PT), que deseja se reeleger, teve a candidatura indeferida, mas a defesa já apresentou recurso.
No dia 5 de setembro de 2018, por unanimidade dos juízes, foi decidido pelo indeferimento da candidatura de Grandão, devido à inconstitucionalidade incidental da Lei da Ficha Limpa.
O parlamentar foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e formação de quadrilha.
Dos registros de primeiro e segundo suplentes, quatro candidaturas ainda estão sendo julgadas pela Justiça.
Já dos candidatos registrados no TRE para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados, nove candidaturas aguardam deferimento.
As eleições serão no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Os eleitores vão eleger presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais.
Fonte - Correio do Estado
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.