As eleições de 2024 em Mato Grosso do Sul mostraram uma forte concentração de poder político em três partidos: PSDB, PP e MDB, que juntos estão à frente de 69 das 79 prefeituras do estado, representando 87% dos municípios.
O PSDB, apesar de queda no número de prefeituras – de 51 para 44, ainda é o partido com maior representatividade no Estado. Porém, perdeu 13% das prefeituras sob o comando do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB)
No entanto, o destaque foi o crescimento do PP, que saltou de 3 para 15 prefeituras, consolidando-se como uma força política regional significativa. O MDB também apresentou crescimento, passando de 7 para 10 prefeituras.
Outros partidos também mostraram mudanças. O PL, por exemplo, passou de 1 para 5 prefeituras. No entanto, algumas siglas encolheram, como o Podemos e o PSOL, que não elegeram nenhum prefeito, e o PSD, que caiu de 4 para 2 prefeituras. A fusão entre DEM e PSL, que formou o União Brasil, resultou em uma menor presença municipal, com a sigla concorrendo ao segundo turno em Campo Grande, com Rose Modesto (União).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.