Publicado em 06/11/2020 às 12:30, Atualizado em 06/11/2020 às 11:15
Medida foi tomada para garantir a segurança durante o pleito; cidade tem histórico de clima tenso nas eleições
Devido ao clima tenso nas eleições municipais de Bela Vista, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), aprovou um requerimento da 17ª Zona Eleitoral para o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições na cidade.
No pleito anterior, em 2016, a Polícia Militar do Estado (PMMS) acompanhou a votação, porém os desembargadores acharam necessário esse reforço na fiscalização.
A solicitação foi encaminhada pela juíza, Jeane de Souza Barboza Ximenes Escobar, e teve o aval do Ministério Público Eleitoral (MPMS).
Na justificativa, a magistrada afirmou que a cidade faz fronteira com o Paraguai, havendo risco à integridade dos trabalhos no próximo dia 15 de novembro.
Essa observação foi reconhecida pelo presidente da corte, o desembargador João Maria Lós, que relembrou as eleições de 2016, conforme dito acima, foram encaminhados policiais militares para a região.
Devido aos argumentos, os membros do Pleno concordaram que há necessidade desse reforço.
O Ministério da Defesa já sinalizou que vai liberar efetivo para o município. Além de Bela Vista, devem contar com segurança federal as cidades de Ponta Porã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Paranhos e Aral Moreira.
Com informações do Correio do Estado