Buscar

04/08/2022 às 12:35, Atualizado em 04/08/2022 às 12:38

TJ-MS nega habeas corpus e ex-deputado federal condenado por agredir jornalista pode ir para unidade penal de regime aberto

Edson Giroto foi condenado por agredir jornalista. Defesa impetrou vários recursos contra decisão, mas todos foram negados. Atualmente ele cumpre prisão domiciliar, por outras duas condenações.

Cb image default
Foto - Reprodução TV Morena

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) negou habeas corpus ao ex-deputado federal Edson Giroto, em processo contra uma decisão da Turma Recursal do próprio órgão que negou rever decisão de primeira instância que o condenou a pena de um mês e 15 dias em regime aberto, por agredir uma jornalista.

Segundo o site G1 MS, a  defesa do ex-deputado, não se manifestou a respeito da decisão.

Giroto foi condenado em 4 de setembro de 2019, com base na lei das contravenções penais, por vias de fato. Em 9 de março de 2018, em frente a sede da superintendência da Polícia Federal, em Campo Grande ele empurrou o celular que estava nas mãos da vítima, atingindo a boca da profissional de imprensa.

Após a condenação, a defesa do ex-deputado federal impetrou vários recursos na Turma Recursal do Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal (STF), mas todos foram negados. Neste meio tempo, ocorreu o trânsito em julgado da sentença condenatória e Giroto, que cumpria pena em razão de duas condenações decorrentes das investigações da operação Lama Asfáltica, obteve o benefício da prisão domiciliar, com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Como já tem essas duas condenações, Giroto não teve direito a substituição da pena em regime aberto por restrição de direitos ou prestação de serviços comunitários. Com a negativa do habeas corpus, em decisão de 26 de julho e publicada nesta semana no Diário Oficial da Justiça, o Ministério Público Estadual vem reiterando o pedido de cumprimento da pena.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.