Publicado em 27/11/2024 às 14:00, Atualizado em 27/11/2024 às 09:55
Proposta pelo deputado Roberto Hashioka (União), a solenidade foi marcada pela entrega da Medalha Tom do Pantanal - Arara Azul.
Na noite desta terça-feira (26), o saguão principal e o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) ressoaram com melodias, harmonias e ritmos, enquanto entusiastas da música e artistas de diferentes partes do Estado se reuniram para celebrar o Dia dos Músicos. Proposta pelo deputado Roberto Hashioka (União), a solenidade foi marcada pela entrega da Medalha Tom do Pantanal - Arara Azul.
“Hoje, celebramos o Pantanal em sua essência mais pura, uma terra onde a música se entrelaça com a natureza, transformando sons e paisagens em memórias que transcendem o tempo. Conexão esta que nos impulsiona a valorizar e eternizar as expressões artísticas que refletem a alma pantaneira. Por isso, a Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul vai além de uma simples homenagem; é um tributo a tudo o que nos define como sul-mato-grossenses, um povo plural que, através da música e das belezas naturais que nos cercam, carrega no seu cotidiano o instinto de proteger e preservar o nosso bioma”, disse Hashioka.
Para o deputado, na natureza, o músico sul-mato-grossense encontra a matéria-prima para sua arte, transformando sons em histórias que atravessam fronteiras e levam o nome do Estado aos quatro cantos do planeta. “Assim, ao render nossa mais profunda reverência aos talentos hoje homenageados, os reconhecemos como guardiões culturais da alma pantaneira e herdeiros da missão de conectar gerações, preservar tradições e renovar esperanças através da arte”, afirmou.
Tradicionalmente destinado à deliberação de questões políticas, o plenário da ALEMS se transformou em palco para a apresentação de vários músicos, que encantaram o público com suas performances únicas e representativas da cultura regional. “Foi nesse contexto de valorização das nossas raízes que, com sensibilidade, a ex-deputada Dione Hashioka instituiu, em 2010, a Medalha Tom do Pantanal. Sua iniciativa garantiu que, ano após ano, os artistas de nossa terra fossem reconhecidos e celebrados por suas contribuições. Afinal, proteger o Pantanal é também preservar as canções que nascem dele, as histórias que nele se inspiram e a cultura que dele brota. Natureza e música compartilham o poder de unir, transformar e inspirar, refletindo a alma vibrante do nosso Estado”, ressaltou Hashioka.
Exposição Mulheres Cantoras
No saguão, o público pode acompanhar uma viagem por meio de fotografias, discos de vinil, CDs e documentos de cantoras que marcam época, despertam lembranças e eternizam histórias. A exposição “Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS”, realizada pela Fundação de Cultura, permanece disponível na ALEMS até amanhã.
“É uma exposição que celebra o talento das mulheres e reforça o compromisso do Governo do Estado em fomentar as artes locais. A mostra é composta por músicas e minibiografias de cantoras e instrumentistas, como Betinha, Delinha e Helena Meirelles. São artistas que marcaram e continuam a enriquecer o cenário musical de Mato Grosso do Sul”, informou Giovana Corrêa Ferreira, representante da Fundação de Cultura.
Segundo Giovana, a atuação do governo tem sido fundamental para o fortalecimento da cena artística sul-mato-grossense. “O incentivo vem também através de grandes eventos, como os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito. Também temos o Campão Musical e eventos no interior do Estado, para que nossos talentos regionais continuem a florescer, com as condições necessárias para expandir seus horizontes e alcançar o público."
Homenageados
A Resolução 12 de 2010 instituiu a Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul, que é outorgada anualmente a músicos, duplas ou grupos musicais regionais dos mais diversos gêneros, que se destacaram por seu talento e atuação na difusão do nome de Mato Grosso do Sul mundo afora.
Receberam a honraria: Anderson Alvarenga, Crys Sanfona, David Junior, Edilson Aspet de Azambuja, Fabio Kaida, Jerry Espíndola, Rafaela Silvia Amarilha Pereira, Thauanne Castro, Zé Antunes, Suleiman Amin Yehya, Lenilde Ramos, Janaynna Targino da Silva Dias, Luiz Carlos Colman, Rapha e Léo, Mayck e Adriano, Danyelly Vicente Duarte, Keyla Brito, Fabio Cunha, Brenno Reis e Marco Viola, João Camaleão, Paula Pereira Gomes (Paolla), Nathalia Corrêa, Zé Paulo e Rafael, Manoel Sotero de Oliveira (Simona), Flávio Guedes, Carlos e Alessandre e Ozeias Francisco do Carmo.
“Que noite bacana para os artistas, pois o reconhecimento sempre é bem-vindo, sendo da Assembleia Legislativa, é ainda mais satisfatório. Que permaneça viva essa celebração e as homenagens aos artistas, independentemente de estilos ou vertentes”, afirmou Jerry Espíndola, que falou em nome dos homenageados.
A cantora Thauanne Castro também comentou sobre a emoção em ser uma das homenageadas da noite. “Como um Estado com profunda apreciação pela música, ficamos honrados pela homenagem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que reconhece nossa contribuição no contexto cultural. Tenho dez anos de carreira e desejo continuar a emocionar, divertir e unir as pessoas.”
Conteúdo reproduzido do Portal da ALEMS