Publicado em 15/08/2024 às 13:00, Atualizado em 15/08/2024 às 13:53
Melhora acontece após período pandêmico que prejudicou ensino de vários alunos
O Secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Queiroz Daher, mostrou satisfação e ficou contente com o resultado apresentado do ensino da rede estadual em relação aos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação.
As principais melhoras foram vistas no ensino inicial que apresentou um aumento significativo de 5.2 para 5.4 diante do que era possível após um período pandêmico, que foi prejudicial para muitos alunos. Mas também, o ensino médio, que não era esperado melhora, trouxe índices positivos.
Segundo Daher, o fundamental II é o que mais preocupava e sofreu mais com a pandemia. Essa fase são os considerados pré-adolescentes, mas diante do quadro apresentado, o secretário avalia que o prejuízo não foi tão grande quanto eles esperavam.
Conforme o quadro e a tabela mostrada, houve queda de 0.1 no índice. Por outro lado, esse foi o único ponto negativo comentado pelo secretário, que viu nessa primeira análise, havia muitas expectativas, pois existia a esperança que as crianças principalmente, poderia superar o período pandêmico.
"As crianças passaram por uma pandemia há 3 anos e foram bastantes impactados, começamos a superar o período pandêmico", destaca Hélio.
Em relação ao ensino médio, o secretário enfatiza que não esperava melhora, porém, se mostrou satisfeito com o aumento de 3.7 para 3.8, embora a expectativa era que o índice se mantivesse estável.
"Contentes por termos melhora no inicial e no médio, mas entendendo que a melhora é muito pequena ainda e a gente precisa trabalhar muito para que a gente continue no caminho certo", disse o secretário.