Buscar

13/02/2017 às 09:00, Atualizado em 12/02/2017 às 22:57

Secretaria da Mulher realiza reunião para traçar ações junto ao Coletivo de Mulheres de Nova Andradina

Encontro também contou com a presença da coordenadora do CAM, Lucinéia Medeiros e da delegada Drª Daniela de Oliveira.

Cb image default
O trabalho da secretaria terá início no mês de março.Foto - João Claudio

O Governo Municipal através da Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher na tarde da última quarta- feira (08), promoveu uma reunião com o Coletivo de Mulheres de Nova Andradina. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e teve como objetivo ouvir as propostas do grupo para trabalhar a questão de gênero e violência doméstica com a população.

De acordo com a secretária Jozeli Chulli, é de suma importância a parceria da secretaria com o Coletivo de Mulheres. “É de grande relevância para que de fato se efetive a política pública, visto que esta secretaria está em construção do planejamento anual das diversas ações que serão realizadas durante o ano de 2017”, disse ela.

Ainda conforme Jozeli, os trabalhos serão iniciados no mês de março, que é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. As atividades serão voltadas a compreensão do poder das mulheres como forma de estabelecer igualdade de gênero nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático tendo como tema “O protagonismo da mulher Sul-mato-grossense: empoderamento e empreendedorismo”.

Na reunião, a delegada responsável pela DAM, Daniela de Oliveira, pontuou o trabalho realizado pela delegacia em parceria com a rede de atendimento à mulher, ressaltando que, além da questão da violência, também é trabalhada a questão de gênero dentro da instituição e de forma imperceptível.

A professora Melina Pinotti, ressaltou a importância do tema de proteção à mulher e questões de gênero fazer parte da pauta escolar, com foco na formação da rede de ensino “As atividades feitas com alunos devem ser realizadas de uma forma que não englobe somente público feminino, mas o masculino também”, ressaltou.

Camila Comerlato Santos, que também é professora, enfatizou a importância do município ter um diagnóstico em relação à violência doméstica. “Compreender a realidade social, classificar as necessidades e os principais problemas que causam a violência, tudo isso deve ser estudado”, finalizou.

Neste sentido, a coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Lucinéia Medeiros expos sobre o projeto “A paz começa em casa”, que teve início no ano de 2016 em parceria com a Excelentíssima Juíza Dr. Jaqueline Machado.

O projeto tem como finalidade promover ações voltadas ao homem, abordando aspectos que podem contribuir para uma reflexão sobre sua conduta no que se refere a violência doméstica e segundo a coordenadora, será retomado este ano. Lucinéia acredita que trabalhar o assunto apenas com a mulher não é suficiente. “Temos que trabalhar com o homem também, para quem sabe, termos resultados melhores”, destacou.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Jozeli Chulli, também estará realizando reuniões com representantes do âmbito empresarial, educacional, da área de saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia civil, Polícia Rodoviária, Sociedade civil, Câmara dos vereadores, Promotores de Justiça, Judiciário, DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Secretaria de Educação, Secretara de Saúde, Conselho Municipal do Direito da Mulher e Rotary Clube Nova Andradina Centenário.

No encontro esteve presente o Coletivo de Mulheres; a delegada titular da DAM, Drª Daniela de Oliveira Nunes Leite; a coordenadora do CAM, Lucineia Medeiros e a secretária executiva de Políticas para a Mulher, Jozeli Chulli.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.