Publicado em 17/11/2016 às 18:00, Atualizado em 17/11/2016 às 20:42
Curta-metragem retrata experiência bem-sucedida de Nova Andradina no apoio aos micro e pequenos negócios e na áreas de tecnologia e inovação.
O Sebrae Nacional divulgou nesta quinta-feira (17), o curta-metragem que retrata a experiência bem-sucedida de Nova Andradina através de ações empreendedoras encabeçadas pelo prefeito Roberto Hashioka, premiado nas etapas nacional e estadual da 9ª Edição do Prêmio “Prefeito Empreendedor”. O link do documentário está vinculado ao canal Cine Group Brasília, produtora responsável pela edição do material, disponível no Youtube pelo https://www.youtube.com/watch?v=ywyakC1NKIA&feature=share&app=desktop
O documentário destaca a especial atenção dedicada à industrialização, à criação de espaços e atrativos para promover inovações no setor produtivo e o estímulo ao surgimento de pequenos negócios. “Ao apresentar a experiência bem-sucedida que aqui implementamos com a parceria da classe empresarial, dos servidores públicos municipais e de toda a sociedade nova-andradinense, nosso município é divulgado em nível nacional, o que muito nos orgulha, pois este é um desafio que só conseguimos alcançar por meio desta somatória de esforços”, ressaltou o prefeito Roberto Hashioka.
Hashioka também enalteceu a parceria firmada com o Sebrae MS, o que tem garantido ao município, alcançar resultados satisfatórios em várias ações, sempre com foco no empreendedorismo. “O Sebrae tem sido um grande parceiro de Nova Andradina, sempre atuando em sinergia com o Governo Municipal e contribuindo significativamente com o nosso desenvolvimento”, reforça.
Representando as secretarias responsáveis pela implementação dos programas, foram entrevistados os secretários Marcio Costa (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado) e Renato Pires (Planejamento e Controle). Também integram a produção, os empreendedores Emerson Grecco, Francisco Pereira Alves e Alexandre Dimas da Silva (Ganso) e a gestora do Sebrae MS, Marcia Gonzaga Rocha.
PREFEITO EMPREENDEDOR - Vencedor nacional da premiação, na categoria “Melhor Projeto da Região Centro-Oeste”, Hashioka é o único prefeito de Mato Grosso do Sul que integra a lista de gestores reconhecidos nesta edição do “Prêmio Prefeito Empreendedor”. Hashioka também conquistou a etapa estadual nas categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Melhor Projeto”, além do troféu “Atores do Desenvolvimento”.
PRODINAN - A implementação do Prodinan – Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização de Nova Andradina, iniciativa responsável pela instalação do Distrito Industrial, resultou na instalação de 42 empresas e a geração de 482 empregos diretos.
Instituído em 2003, o programa recebeu investimentos e infraestrutura da ordem de R$ 9.921.602,16. Os recursos são relativos a desapropriações, asfalto, terraplanagem e limpeza, incentivos/renúncias fiscais/IPTU e a construção da Incubadora e Aceleradora de empresas. Entre as ações de incentivo e fomento à industrialização, destaca-se a lei de autoria do Governo Municipal que isenta, por dez anos, impostos como o IPTU e ISSQN às empresas inseridas no Programa.
Com base no aumento e solidez do mercado de trabalho, o Prodinan também tem como alicerce o desenvolvimento econômico, industrial, social e tecnológico do município, além de estimular o adensamento de cadeias produtivas regionais e elevar a incorporação de novos conhecimentos, tecnologia e inovação.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Se somam às ações, a construção de todo arcabouço jurídico para instituir a Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova), implementar o Probatec (Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação), bem como o Polo Tecnológico e Campus de Integração Tecnológica, ferramentas que reforçam as ações do Executivo com foco no desenvolvimento das respectivas áreas. As iniciativas contam com a adesão de Universidades Públicas e Privadas e demais instituições que integram o Sistema S.
LEI GERAL - A participação de microempreendedores individuais e de micro e pequenos empresários em processos licitatórios começou a ser estimulada no País com a Lei Federal nº 10.520. Em Nova Andradina, a proposta foi regulamentada através da Lei Municipal n°. 1.222, como um mecanismo para fomentar o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos negócios no município, gerando emprego e renda.
“Em apoio ao movimento Compre do Pequeno Negócio, a Prefeitura realizou processos licitatórios exclusivos para este público. Além disso, temos atuado incisivamente em ações com o intuito de incentivar esses empreendedores”, completou o secretário de Finanças e Gestão, Arion Aislan.
“Desde a sanção desta Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas temos assegurado um tratamento diferenciado aos negócios locais, aperfeiçoando ferramentas no sentido de garantir esse tratamento, desburocratizando e modernizando os processos de trabalho para o crescimento e o desenvolvimento local das microempresas e das empresas de pequeno porte”, afirmou o titular da Semdi, Marcio Costa, ao destacar a criação da Sala do Empreendedor e a adesão de Nova Andradina à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios).
Fonte - Assessoria