Publicado em 01/08/2012 às 16:18, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Saúde convoca municípios para a retirada de material informativo de prevenção à hepatite

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Noticias do MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul inicia esta semana a entrega do material informativo de prevenção e cuidados contra as hepatites virais para as secretarias de saúde dos municípios do Estado. O material, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, contém folders, pôsteres, adesivos e cartões com informações sobre a doença. As secretarias municipais de saúde podem retirar os materiais diretamente no prédio da Secretaria de Estado de Saúde, através da Gerência de DST/ AIDS e Hepatites Virais.
Em Mato Grosso do Sul, no período de janeiro de 2007 a junho de 2012 foram registrados através do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), 3.798 casos de Hepatites Virais, sendo 1.484 casos de Hepatite B e 1.335 de Hepatite C. A Secretaria de Estado de Saúde orienta a população sobre os cuidados para se evitar a doença, como o uso de preservativos, o não compartilhamento de seringas, agulhas e lâminas de barbear. É também recomendável o uso do próprio instrumento de manicure e pedicure, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens e serviços de saúde.
Desde a inclusão da vacina contra a Hepatite B no Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso do Sul, mais de 2 milhões de pessoas foram imunizadas. Em março de 2012, a SES distribuiu os testes rápidos para detecção das hepatites B e C no SUS, com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce, reduzindo a progressão e a transmissão das doenças. São realizados aproximadamente 300 testes rápidos/mês, nos três Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da rede pública do SUS no Estado, localizados nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
A vacina contra a hepatite B está disponível nas unidades de saúde para crianças, adolescentes menores de 29 anos, profissionais de saúde, manicures e pedicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homossexuais, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores de HIV, bombeiros e policiais.