Publicado em 27/03/2012 às 16:20, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Russo vota pelo fim do 14º e 15º salários para congressistas

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

O senador Antonio Russo (PR-MS) foi um dos parlamentares que votaram, nesta terça-feira (27/03), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE),  a favor do projeto que acaba com as ajudas de custo para parlamentares, conhecidos como 14º e 15º salários.

Esta foi a primeira reunião na qual o parlamentar sul-mato-grossense participou como membro titular da CAE.

?Quando assumi o mandato, no final de junho do ano passado, não sabia destas remunerações extras. Assim que tomei conhecimento me posicionei contrariamente ao recebimento destes valores. Atualmente estamos em um momento histórico diferente do de quando este benefício foi criado. Por isso, acho que a aprovação deste projeto hoje demonstra o compromisso para com a sociedade e a boa fé dos parlamentares, principalmente pelo exemplo que o Senado dá às assembléias Legislativas e às Câmaras Municipais?, afirmou o senador Russo.

Histórico

Antigamente, quando a capital do país ainda era o Rio de Janeiro, concedia-se aos Deputados Federais e Senadores ajuda de custo no início e no final de cada Sessão Legislativa, destinada a compensar as despesas com mudança e transporte. A justificava para o procedimento era a de que na época os transportes eram precários. Os parlamentares se deslocavam para a capital do País a cada ano e lá permaneciam até o final da Sessão Legislativa, quando, só então, retornavam aos Estados de origem, para se reunir com os seus eleitores.

Russo ressaltou que hoje os membros do Congresso Nacional voltam à sua base eleitoral toda semana, ?o que não justifica mais a manutenção do pagamento dessas parcelas. Além disso, e principalmente, a medida vai gerar economia aos cofres públicos?, finalizou.