Publicado em 15/06/2012 às 07:38, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Russo reúne-se com Belchior para consolidar Sudeco

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

A Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, garantiu ao senador Antonio Russo (PR-MS) que vai buscar uma alternativa rápida para tentar amenizar o problema da falta de técnicos na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A reunião contou com a presença de parlamentares de Mato Grosso do Sul e do coordenador da bancada do Centro-Oeste, deputado Wellington Fagundes (PR-MT),

Os parlamentares foram reivindicar a criação de cargos e a realização de concurso público para a Sudeco. Entre os profissionais citados estão agrônomos, administradores, analistas de sistemas, bibliotecários, engenheiros, entre outros.

“Vi que os senhores estão pedindo muitos cargos. Vou checar com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades a possibilidade de remanejamento de funcionários para atender a demanda mais imediata da Sudeco”, afirmou a Ministra Miriam Belchior aos parlamentares.

A Ministra prometeu trabalhar para estruturar a Sudeco em médio prazo. Ela também pediu o apoio dos parlamentares para aprovar projetos de lei que tramitam na Câmara que preveem a criação de 150 cargos de analistas para a administração pública federal.

Os parlamentares também pediram que o governo avalie a criação de um fundo de financiamento para a Sudeco na próxima peça orçamentária a ser encaminhada ao Congresso.

Morosidade

Os deputados e senadores reclamaram que a falta de estrutura da Sudeco está prejudicando a liberação de recursos de emendas parlamentares para ações como obras de infraestrutura, drenagem, asfalto, etc. O Senador Antonio Russo chegou a sugerir que a análise dos projetos passe a ser feita pelo Ministério da Integração Nacional.

Já o deputado Antonio Carlos Biffi (PT) sugeriu passar a atribuição para a Caixa Econômica Federal. “Estamos há um ano e meio com a Sudeco e já perdemos muitas emendas”, lamentou.

O senador Delcídio do Amaral (PT) chegou a comentar que, em alguns casos, a liberação do recurso orçamentário proveniente de emenda parlamentar não ocorre porque o processo não passa na Sudeco. “Muitas vezes conseguimos o mais difícil que é a liberação do financeiro com a Ideli (Ministra das Relações Institucionais) e não conseguimos liberar na Sudeco por falta de corpo técnico para fazer a análise do projeto a tempo”, lamentou complementando que o órgão não tem estrutura para atender a demanda.

Sudeco

A autarquia foi recriada em meados de 2011. Tem apenas 17 pessoas em seu corpo técnico e argumenta que para atender a todos os projetos da região necessita de atenção especial das bancadas no direcionamento de emendas à Sudeco.