Publicado em 03/05/2012 às 11:46, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
O senador Antonio Russo (PR-MS) defendeu a apresentação para a presidente Dilma Rousseff de uma proposta dos senadores a respeito do Novo Código Florestal. Para Russo, o objetivo é produzir um texto factível e viável para levar segurança jurídica ao campo, sem prejudicar o meio ambiente.
A medida é urgente e precisamos mostrar nossa posição antes de a presidente vetar o texto final aprovado pela Câmara dos Deputados. O prazo é curto, apenas até o dia 15 de maio, disse o parlamentar sul-mato-grossense que participou discussão na reunião da Comissão de Agricultura nesta quinta-feira (03/05).
Ele ainda ressaltou que o Senado respeita a posição da Câmara, mas que pelo bem do país é preciso encontrar saídas para estabelecer a convergência entre as duas Casas Legislativas, o Governo e a sociedade.
Ao longo da reunião, vários senadores lamentaram a decisão dos Deputados de alterar e retomar pontos polêmicos do texto do Novo Código Florestal que haviam sido debatidos ao longo de muita negociação entre todos os atores envolvidos na questão.
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), um dos relatores na Casa, relembrou que todas as alterações feitas pelo Senado foram amplamente discutidas com a Frente Parlamentar da Agricultura e lamentou a decisão da Câmara.
Os senadores da Comissão de Agricultura decidiram votar um texto no próximo dia 09 de maio para levar à presidente Dilma, como forma de manifestar a posição do colegiado antes da decisão dela sobre o veto ao Novo Código.
A votação deste documento a ser encaminhado à presidente da República pode ocorrer também nas outras três comissões que debateram o tema no Senado (Comissões de Constituição e Justiça, de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente).