Publicado em 26/04/2012 às 14:02, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Russo acompanha Governador e bancada em reivindicação na Valec pela construção de trecho da Ferrovia Norte Sul em MS

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

O senador Antonio Russo (PR-MS) participou da reunião na sede da Valec com o governador André Puccinelli, o secretário de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes (Carlito), parlamentares da bancada e técnicos do órgão para reivindicar que trecho da Ferrovia Norte Sul seja construído em Mato Grosso do Sul e não em São Paulo.

O governador Puccinelli defendeu o trajeto Maracaju – Dourados - Mundo Novo – Cascavel (PR). Ele reforçou a importância da ferrovia para a economia do estado e de toda a região Centro-Oeste.

Puccinelli reconhece que a construção da ferrovia em Mato Grosso do Sul é um pouco mais dispendiosa do que em São Paulo, ressalta no entanto, o benefício promovido pelo desenvolvimento que ocorrerá a curto, médio e longo prazos para toda a região.

O governador e os parlamentares presentes reclamaram que o estudo do primeiro traçado da ferrovia foi levantado desde 2008 e não avançou até hoje. Eles também estranharam o fato de a Valec ter realizado um estudo que contempla a construção do trecho da ferrovia em municípios no estado de São Paulo.

Para Antonio Russo, o Mato Grosso do Sul não pode abrir mão da Ferrovia Norte Sul. “Acho que os impactos da ferrovia serão muito mais positivos se o traçado passar por municípios do nosso estado. Além disso, a ferrovia vai também impactar num melhor fluxo da nossa malha rodoviária e de hidrovias. Economicamente será um grande ganho para MS e para toda a região central do Brasil”, defendeu.

O governador André Puccinelli ressaltou o fato de Mato Grosso do Sul estar atraindo diversas empresas como a fábrica de fertilizantes da Petrobrás, Siderúrgica e duas fábricas de celulose. Além disso, destacou que o estado produz cinco milhões de toneladas de grãos e um bilhão de litros de etanol. “Hoje vai tudo de caminhão. Precisam de infraestrutura logística para escoar a produção e para ajudar a desenvolver o Centro-Oeste”, afirmou.

O presidente da Valec, José Castello Branco, disse que vai solicitar um novo estudo para o traçado da ferrovia. “Acho que agora a questão precisa ser revista e o estudo refeito. Podemos fazer um grupo de estudos entre técnicos da Valec e do estado de Mato Grosso do Sul”.

O Secretário da SEMAC, Carlito, se colocou à disposição e disse que o Mato Grosso do Sul tem até quatro vezes mais carga que São Paulo. “É uma questão vital para o estado e tenho a certeza de que é viável técnica e politicamente”, afirmou.

Representaram a bancada federal na reunião os deputados Giroto, Geraldo Resende, Marçal Filho, Reinaldo Azambuja e Fábio Trad, além dos senadores Waldemir Moka e Antonio Russo.

Assessoria de imprensa do senador Antonio Russo