Publicado em 28/11/2024 às 17:00, Atualizado em 28/11/2024 às 13:04

Roberto Hashioka homenageia engenheiros em sessão solene da Assembleia Legislativa

Ao todo, 45 personalidades e profissionais de destaque nas áreas da engenharia foram agraciados com a medalha

Redação,
Cb image default
Foto: Wagner Guimarães/Alems

Durante sessão solene em comemoração aos 45 anos de criação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS) e ao Dia do Engenheiro, celebrado em 11 de dezembro, a Assembleia Legislativa realizou a entrega da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo Engenheiro José Francisco Lima durante sessão solene na noite desta quarta-feira, 27.

Engenheiro civil de formação, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) homenageou dois profissionais: Euro Nunes Varanis Junior e Ramiro Saraiva. Ao todo, 45 personalidades e profissionais de destaque nas áreas da engenharia foram agraciados com a medalha.

“Participar de um evento como esse nos traz muita emoção, pela luta de todos nós que fizemos ciências exatas e que temos a responsabilidade de não errar porque a matemática não pode falhar. Quero reconhecer aqui o trabalho e a colaboração de todos. Mato Grosso do Sul é um estado novo que cresce vertiginosamente. Isso é fruto do trabalho dos sul-mato-grossenses e, não tenho dúvida, de todos nós aqui”, declarou Hashioka durante o evento.

Atualmente superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Mato Grosso do Sul, Euro Nunes Varanis Junior é engenheiro civil, formado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 1993. Pós-graduado em Gestão e Engenharia de Rodovias pela Universidade de Guarulhos (UnG), atuou em diversas empresas no ramo de Construção Civil e Pavimentação até 2007, quando ingressou no Serviço Público Federal, através de concurso público, no cargo de Analista de Infraestrutura de Transportes no DNIT/MS.

Também homenageado por Hashioka, Ramiro Saraiva é natural de Três Lagoas e formou-se em Engenharia Civil na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1979. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, o engenheiro foi secretário municipal de serviços públicos e secretário municipal de planejamento na Prefeitura de Campo Grande. Também exerceu a função de diretor de obras e secretário municipal de obras na mesma prefeitura, além de atuar como professor de ensino superior nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura na UFMS. Exerceu os cargos de diretor de engenharia e diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Mato Grosso do Sul (Dersul) e foi presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Mato Grosso do Sul (Senge).

Sobre a honraria – A Resolução 1/2022, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB), proponente da sessão solene, criou a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo Engenheiro José Francisco Lima aos profissionais das engenharias, com a finalidade de destacar seu papel para a evolução das engenharias, agronomia e geociências no estado de Mato Grosso do Sul.

Adriana Viana/Assessoria Parlamentar