Publicado em 28/08/2022 às 06:31, Atualizado em 27/08/2022 às 18:06

Riedel e Capitão Contar travam guerra de “anúncios” por bolsonaristas

Os demais candidatos, inclusive os líderes nas pesquisas, como o ex-governador André Puccinelli (MDB), e o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ainda não recorreram a nova ferramenta

Redação,
Cb image default
Divulgação

O ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), e o deputado estadual Capitão Contar (PRTB), travam uma guerra de “anúncios” na internet para conquistar os bolsonaristas em Mato Grosso do Sul. O militar do Exército acabou tendo maior engajamento dos eleitores, apesar de ter investido menos do que o tucano no Google.

Os demais candidatos, inclusive os líderes nas pesquisas, como o ex-governador André Puccinelli (MDB), e o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ainda não recorreram a nova ferramenta. Nem Rose Modesto (União Brasil), que deverá ter recursos do fundo eleitoral, apostou na nova modalidade.

Riedel e Contar são os dois candidatos a governador apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e apostam nos vídeos para convencer o eleitor da ligação com o capitão. Conforme o Google, o candidato a governador do PSDB investiu R$ 2,5 mil na veiculação de 11 anúncios, enquanto o deputado aplicou R$ 1,5 mil em 22 anúncios.

No entanto, Capitão Contar conseguiu obter mais engajamento. Pelo menos um vídeo, no qual o apresentador do SBT, Carlos Massa, o Ratinho, declara-lhe apoio, teve em torno de 30 mil visualizações. Outros quatro vídeos tiveram de 10 mil a 15 mil visualizações.

Riedel conseguiu 45 mil visualizações com um vídeo em que se apresenta como candidato a governador. Outro teve 8 mil visualizações, conforme o Google. O tucano começou a veicular no dia 19 deste mês, enquanto Capitão Contar chegou a veicular seis anúncios na fase de pré-campanha.

Apesar de ter uma candidata a presidente, no caso a senadora Simone Tebet (MDB), em coligação com o PSDB, Cidadania e Podemos, Riedel vem tentando colar em Bolsonaro desde o início da pré-campanha. No entanto, até o momento, apesar dos esforços da cúpula da campanha, o presidente não subiu no palanque do tucano nem gravou vídeo de apoio.

Capitão Contar tenta usar a trajetória de fiel ao presidente desde a campanha eleitoral em 2018 para ser o representante do bolsonarismo. Durante a pandemia, o deputado chegou a realizar motociatas e carreatas contra o fechamento do comércio e de apoio ao presidente da República.

No entanto, o militar tem festejado a postura do presidente. Durante inauguração de apartamentos em Campo Grande, Bolsonaro deixou claro que tem dois candidatos a governador, mas não citou nenhum nome. Na oportunidade, ele desfilou em carro aberto com Riedel e participou da motociata com Capitão Contar.

Por - Edivaldo Bitencourt