Autora do projeto de extensão “Semana de Conscientização Sobre Autismo 2023” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina, a professora Alessandra Bertasi Nascimento e a secretária de educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki foram homenageadas pela Câmara Municipal de Nova Andradina, na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11 de abril.
Por meio da moção de parabenização, de autoria das vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB), e do vereador Fábio Zanata (MDB), o poder legislativo reconhece a importância das ações de responsabilidade social e de inclusão em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvidas no município.
Alessandra Nascimento, que é também mãe de um adolescente autista e ativista da causa, agradeceu a honraria, estendendo-a aos pais, mães e milhares de pessoas autistas, principalmente, aos percursores da causa que, desde 2018, promovem atividades de conscientização, a UFMS, que acolheu o projeto de extensão, as instituições e pessoas físicas, que somaram forças e deram sua parcela de contribuição. “São momentos importantes e únicos para o desenvolvimento de habilidades, aproximação e acolhimento dos pais e famílias que têm um filho com esse diagnóstico”.
Mestre em educação e professora do curso de história, Alessandra ressaltou ainda a importância de espaços de lazer e de cultura, do acesso a diagnósticos, acompanhamento e tratamento, para a melhoria da qualidade de vida dos autistas e seus familiares. “Pesquisas mostram que a ausência desses ambientes tem agravado a qualidade da saúde mental e de vida dos familiares. Isso implica não só num compromisso de atendimento das pessoas autistas como também aos seus familiares, por meio de políticas públicas a serem implementadas no município”, destacou Alessandra.
Após a entrega da moção, um vídeo foi exibido, mostrando as ações realizadas durante a semana de conscientização sobre o autismo.
Inserção de Nova Andradina no Cadastro Único de pessoas com TEA.
O passo inicial de toda a política pública é a identificação detalhada do público a que se destina. Partindo dessa premissa, as vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) indicaram ao governo municipal, a inserção do município no Cadastro Único de pessoas com TEA
(Cadúnico TEA).
A finalidade deste cadastroé obter o diagnóstico e o registro dos casos existentes em Mato Grosso do Sul, essencial para a formulação e a execução das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento das pessoas com TEA, visando a melhoria do seu atendimento, especialmente nas áreas da educação e da saúde.
Na análise das vereadoras, apesar dos avanços normativos conquistados sobretudo ao longo da última década, ainda há muito o que fazer, principalmente no suporte às famílias e no diagnóstico precoce.
“O legislativo tem se debruçado sobre esse tema e feito sua parte, não apenas produzindo leis, mas dando voz às pessoas e repercutindo datas comemorativas como estas. Nesta semana, vimos que quando unimos forças é possível avançar na construção de políticas públicas efetivas aos autistas, para que sejam identificados, considerados e incluídos”, encerraram as vereadoras.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.